TCE investiga 8 municípios pernambucanos por indícios de uso irregular de recursos de fundos previdenciários

Infográfico do DIário mostra quedas no capital previdenciário dos municipios

Infográfico do DIário mostra quedas no capital previdenciário dos municipios

O Diário de Pernambuco do domingo (7) apresentou reportagem que traz dados de uma investigação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no decorrer dos últimos meses. Auditores do TCE apontam indícios de uso irregular, entre 2008 e 2012, dos recursos que deveriam ser poupados para o pagamento futuro dos benefícios previdenciários de servidores municipais em 8 municípios pernambucanos. Entre eles, está o fundo previdenciário dos servidores municipais de Caruaru, CaruaruPrev.

Na Capital do Agreste, ficou constatado que em dezembro de 2008 o capital acumulado era de R$ 1,3 milhão. Em dezembro de 2012, este valor havia caído para R$ 376 mil, colocando a cidade na segundo posição na lista dos oito municípios que perderam recursos nos planos previdenciários entre 2008 e 2012. Os outros municípios são Brejo da Madre de Deus, Custódia, Cumaru, São Lourenço da Mata, Altinho, Amaraji, Riacho das Almas, Pedra, e Cabrobó, que também apresentaram quedas significativas do capital acumulado entre 2008 e 2012.

Além disso, a reportagem também mostra que 14 municípios apresentam indicações de que não conseguirão honrar compromissos no futuro, devido a um quadro de déficit atuarial. Esses municípios são: Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Salgueiro,  Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, São Benedito do Sul, Belo Jardim, Paulista, Custódia, São Bento do Una, São José do Belmonte, Cumaru, Moreno e Floresta.

Em Paralelo, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), propôs encontro entre os prefeitos que usaram recursos do plano previdenciário e o tribunal, com o objetivo de abrir, ainda este mês, uma discussão sobre alternativas de gestão eficiente. Afogados aparece na lista de municípios com déficit atuarial.

Com informações do Diário de Pernambuco
FOnte: Blog do Mário Flávio, por Johnny Pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>