“Festival dos Horrores”, disse Alcymar Monteiro após divulgaçao da programação do São João 2017 de Campina Grande

A programação completa do São João 2017 de Campina Grande já foi divulgada. Os shows no Parque do Povo, local do palco principal, onde estão sendo instaladas a cidade cenográfica, barracas, bares e camarotes, acontecerão entre os dias 2 de junho a 2 de julho. O lançamento oficial aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

A organização da festa, este ano, será realizada pela empresa vencedora da licitação, Aliança Comunicação e Cultura, e não pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, que passa a ser apenas patrocinadora do evento, investindo cerca de R$ 3 milhões. A prefeitura informou que a terceirização vai gerar uma economia de R$ 5 milhões aos seu cofres.

A escolha das atrações do São João de Campina Grande foi feita pela Aliança Comunicação e Cultura, organizadora do evento. Houve uma lista de interesses publicada no edital licitatório pela própria prefeitura, onde foi feita as escolhas dentre os artistas específicos.

Após a divulgação da grade de atrações, que destacou nomes da música sertaneja como Simone e Simaria, Luan Santana, Henrique e Juliano, Fernando e Sorocaba, Mano Walter e Maiara e Maraisa, os cantores  Alcymar Monteiro e Santana se utilizaram das redes sociais e criticaram a forma pela qual o evento está sendo conduzido, uma vez que o forró perde espaço para o sertanejo, e descaracteriza, esta que é uma das maiores festas do gênero.

No Facebook, Alcymar detonou a escalação dos artistas, classificando o caso como “um show de horrores”.

“Querem acabar com a festa de São João. Querem destruir a nossa tradição. Querem tocar fogo e incendiar a nossa bandeira”, introduz ele. “Quero falar, em nome do forró e dos artistas que compõem a trilha sonora do maior festival de inverno do mundo, que é o nosso São João. Está virando o festival dos horrores, música estereotipada, pessoas que não têm nada a ver com a nossa cultura enriquecendo às custas daquilo que não lhes pertence. O São João é uma festa do povo, do triângulo, da zabumba, dos artistas identificados com a nossa cultura”, aponta.

E acrescenta: “Campina Grande, pelo amor de Deus, né? Isso aí é um festival dos horrores, um festival que eu posso tachar como ‘o maior festival de breganejo do mundo’, não é mais o grande São João, não é, com certeza. E você, que está promovendo esta aberração, lembre de uma coisa, que nós vamos cobrar: devolva o nosso São João que vocês nos roubaram. Um grande abraço a todos”. No espaço para comentários, o artista recebeu apoio de fãs, que se solidarizaram com o apelo. “Fico triste quando vejo esta ‘bela programação’ e vejo que nomes como Santana, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Zé Calixto e tantos outros que realmente representam nossa cultura ficaram de fora”, apontou o internauta Carlos Rinaldo.

Em uma participação no programa Sala de reboco, da TV Tambaú, da Paraíba, Santana fez pedido semelhante aos organizadores da festa, que, neste ano, está sendo produzida pela primeira vez por uma empresa privada com captação de patrocínio da gestão municipal.

“Às vezes fico preocupado com a força da grana que ergue e destrói coisas belas. E às vezes me preocupa que o São João, uma festa tão tradicional e secular se transforme numa festa paulista dentro de junho nosso. Então, o empresário que às vezes está por trás de tudo isso só se interessa pelo vio metal – é um direito dele. Agora o que me preocupa muito é essa coisa de plastificar e trazer uma coisa que não é da nossa tradição para tomar conta da nossa festa junina, deixada pelos nossos pais, nossos avós”, comentou ele.

As críticas ocorreram pelo salto no número de nomes do sertanejo. Ao todo, 68 atrações passarão pelo principal palco do festival, incluindo nomes do forró como Flávio José, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Brasas do Forró, Forró da Barka e Solteirões do Forró, além de grupos de forró pé de serra que se apresentarão em outros polos. 

Confira a programação completa:

02/06: César Menotti & Fabiano, Jonas Esticado, Os 3 do Nordeste e Andrezza Formiga
03/06: Flávio José, Joelma e Walkyria Santos
04/06: Simone & Simaria e Wallas Arrais
07/06: Mano Walter e Tonny Farra
08/06: Dorgival Dantas e João Lima
09/06: Saia Rodada, Ton Oliveira e Alberto Bakana
10/06: Sirano e Sirino, Gil Bala, Rainhas da Farra e Coroné Grilo
11/06: Tayrone e Gegê Bismarck
12/06: Thaeme & Thiago, Alcione e Alexandre Tan
14/06: Léo Magalhães, Ranniery Gomes e Giullian Monte
15/06: Gabriel Diniz, Brasas do Forró e Forró da Barka
16/06: Bonde do Brasil, Forró das Antigas e Vinícius Mendes
17/06: Eliane, Gil Mendes e Os Gonzagas
18/06: Amazan e Pedrinho Pegação
20/06: Padre Fábio de Melo
21/06: Solteirões e Banda Encantu’s
22/06: Bruno e Marrone e Romim Mata
23/06: Elba Ramalho, Thiago Farra, Avine Vinny e Forró Coco Seco
24/06: Vicente Nery, Capilé e Forró 3×4
25/06: Maiara e Maraisa e Niedson Lua
27/06: Evento religioso (atração não divulgada)
28/06: Aviões do Forró e Ramon Schnayder
29/06: Luan Santana e Matheus Fernandes
30/06:Wesley Safadão, Italo & Renno e Karkará
01/07: Henrique & Juliano, Forró da Resenha e Bob Léo
02/07: Fernando & Sorocaba, Luan Estilizado, Felipão e Tribo Cordel
Com informações do Diário de Pernambuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>