Caruaru encerra seu ciclo junino com shows, fogueira gigante e cortejo cultural

Shows de Maciel Melo, Léo Santana e Bruno e Marrone também fazem parte da programação do último final de semana de festa

O São João de Caruaru é uma verdadeira explosão cultural. Detentora do título de “Maior São João do Mundo”, a cidade do interior pernambucano faz jus ao título: este ano iniciou seu ciclo junino no dia 18 de maio e segue com a festa até o dia 30 deste mês. Distante 130 Km da capital Recife/PE, Caruaru recebe turistas de diversas partes do Brasil e do Mundo durante o período. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas já tenham passado pela festa apenas este mês, prestigiando as mais de 400 atrações artísticas e culturais que se apresentaram nos 24 polos de animação instalados pelo município.

 (Fotos: Arnaldo Felix/ Janaína Pepeu)


(Fotos: Arnaldo Felix/ Janaína Pepeu)

Na sexta-feira (28) a *Maior Fogueira do Mundo* é a estrela da festa. Há 32 anos trazendo magia ao período junino, a fogueira terá quase 12 metros de altura e será acessa numa festa que contará com bandas de pífanos, trios pé de serra e desfile de quadrilhas. A festa acontece na Praça Dom Vital, em frente ao Convento dos Capuchinhos, por volta das 19h30, e conta mais uma vez com o apoio da prefeitura: toda a madeira utilizada é advinda de podas feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos nos últimos meses.

No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, sobem ao palco Gilvan Neves, Léo Santana e Maciel Melo, enquanto no Polo Mestre Camarão apresentam-se Sil Morena e Forró de Rabeca – Do Carmo, entre outros. Na zona rural também tem festa, a comunidade de Terra Vermelha recebe o Trio Forró De Mais e as bandas Capital Nordestina e Topázio. No Polo dos Brincantes as apresentações de quadrilhas juninas começam a partir das 16h e no Polo do Repente, os desafios começam a partir das 18h.

O Sábado (29) por sua vez, reserva outro grande destaque: *O Maior Cortejo Junino do Mundo*. Quase mil artistas vão percorrer as ruas do centro da cidade mostrando toda a diversidade de manifestações, ritmos e cores que fazem dessa festa um acontecimento único. O grande Cortejo dos Brincantes no Auto das 7 Luas de Barro será composto por dez alas, com cada um deles levando para as ruas uma linguagem diferente: são bacamarteiros, quadrilhas, batuqueiros, repentistas, circenses, bandas de pífano e, claro, muito forró.

A concentração começa por volta das 15h, no cruzamento das ruas Estácio de Sá com João Cursino. O desfile começa às 16h, atraindo quem estiver pelo caminho até a antiga Estação Ferroviária, onde funcionou o polo São João Cultural. Esta é a segunda vez que o Maior e Melhor São João do Mundo se despede dos forrozeiros com um cortejo à altura do evento.

Além do cortejo, o sábado será preenchido também com muita música. Às 12h o Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura, começa sua maratona de shows com o Trio Café com Leite e o cantor Sebastian Silva. No Polo Juarez Santiago os grupos de forró tradicional animam o público que busca aproveitar a festa eas delícias da gastronomia regional, enquanto no Pátio do Forró, onde as grandes atrações se apresentam, o caruaruense Valdir Santos, a dupla Bruno e Marrone e o cantor Avine Vinny comanda esta que será a última noite de atividades do polo.

No domingo (30), encerramento oficial do Ciclo Junino, uma grande festa será montada no Alto do Moura, com horário estendido para que seis atrações preencham o dia dos forrozeiros, entre elas o cantador Santanna, conhecido por canções como “Se Tu Quiser”, “Tamborete de Forró” e “Vontade”, e o caruaruaruense Petrúcio Amorim, autor de clássicos como “Deus do Barro”, “Filho do Dono” e “Tareco e Mariola. Os shows começam a partir das 12h.

Ainda neste final de semana as tradicionais comidas gigantes marcam presença. No sábado serão realizadas quatro: Maior Quarenta, no bairro Santa Rosa; Festa do Munguzá, no bairro Nossa Senhora das Dores; Mata Fome Gigante, no bairro São João da Escócia; e o Pela Jegue, no bairro Salgado; e no domingo três: Maior Cozido de Milho, no bairro Indianópolis; Festa da Paçoca, no bairro Jardim Panorama; e o Maior Bolo de Trigo do Mundo, no bairro Rendeiras.

Um mês de festa
Neste mês já passaram no São João de Caruaru nomes como Alceu Valença, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bel Marques, Elba ramalho, entre outros. Mas a cidade continua com fôlego para dançar mais arrasta pé e o último final de semana do Ciclo Junino de Caruaru pode ser considerado um presente para quem é apaixonado pela cultura nordestina. Cortejo, shows, festas na zona rural, comidas gigantes e muitas outras ações fazem parte da programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>