Rio Formoso-PE: Nosso Olhar… Prefeito Dr. Hely ressalta as dificuldades enfrentadas em seu município e afirma: “Eu não fui eleito para reclamar, mas sim para trabalhar e buscar soluções…”

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, Dr. Hely, Prefeito do Município de Rio Formoso, cidade da Zona da Mata de Pernambucano, próxima a cidade litorânea de Tamandaré. Neste programa, gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

A entrevista foi iniciada com a explicação da origem do nome da cidade, Rio Formoso, pelo prefeito Dr. Hely, que também é médico ginecologista. Na ocasião, o gestor falou que este nome se deu pelo fato que haver um rio que corta o município e que é chamado de rio Formoso; com uma extensão de 500 hectares de manguezal, o rio é ecologicamente preservado e faz parte do turismo e das belezas naturais do município.

Pela cidade de Rio Formoso estar localizada na Zona da Mata do estado, onde a terra favorece a plantação de cana-de-açúcar, o prefeito Dr. Hely comentou sobre os engenhos presentes no município, mais especificamente nos distritos, que garante uma boa fonte de renda para a população e cerca de 500 vagas de emprego na época de moagem da cana. Rio Formoso fica próximo da SUAPE, complexo industrial portuário do estado de Pernambuco, que durante o segundo mandato de Hely, o mesmo conseguiu fazer com que seu município participasse do território estratégico da SUAPE e a partir disso, duas indústrias foram implantadas na cidade e em breve, outra será aberta.

Questionado sobre o início de sua carreira política, onde o mesmo não é descendente de políticos e sua outra profissão é na área da saúde, Dr. Hely explicou que pelo fato dele ter passado em concurso público para trabalhar no município de Rio Formoso como médico, no decorrer dos anos ele teve a oportunidade de assumir cargos políticos, chegando a ser prefeito do município pela segunda vez. Apesar de sua gestão municipal atrapalhar um pouco sua vida como médico, o mesmo ressaltou que se esforça para se dedicar nas duas profissões.

Sobre as festas tradicionais do município, o prefeito destacou a festa do Reduto, comemorada no mês de fevereiro e que carrega um contexto histórico pouco valorizado pelos pernambucanos; durante a invasão Holandesa no território do nosso estado, o soldado Pedro Albuquerque foi o único a sobreviver à batalha. Desta forma, o morro em que foi palco deste evento, foi contemplado patrimônio histórico e cultural do estado. O carnaval e o São João, também são prestigiados como muita alegria pela população de Rio Formoso, bem como as festas de Emancipação Política e a do padroeiro da cidade, São José.

Em relação a saúde, Dr. Hely falou que no hospital municipal há médicos plantonistas todos os dias, serviços de cirurgia ginecológica, atendimentos com fisioterapeutas, psiquiatras, distribuição de medicamentos. Há 09 PSF’s (Programa Saúde da Família) na cidade, presença do SAMU, que por 11 meses foi mantido com recursos próprios do município. O gestor deixou claro que gostaria de fazer muito mais pela saúde da população, no entanto, lhe falta recursos para manter todo o sistema que engloba este setor.

Questionado sobre emprego, o prefeito ressaltou a importância da Casa da Juventude, um órgão municipal que através da parceira com SENAI, tem oferecido cursos profissionalizantes para os jovens de Rio Formoso. Muitos desses jovens são beneficiados com vagas nas indústria de SUAPE e de empresas locais. Diante da crise nacional, algumas destas indústrias tiveram que despedir um número considerável de empregados, mas Hely ressaltou que estará persistindo no projeto Jovem Aprendiz para assim, garantir o futuro dos seus jovens.

O prefeito de Rio Formoso falou que o sistema educacional de seu município tem melhorado durante os anos de sua gestão, onde foram construídas escolas na zona rual com centro de informática em todas elas, o piso salarial dos professores estão sendo cumpridos e capacitações estão sendo realizadas com frequência para estes profissionais.

A questão das drogas é o que o prefeito Hely considera como a causa da violência do seu município, onde o sistema de segurança deixa a desejar, pois não tem delegado próprio da cidade e há poucos policiais militares; Dr. Hely ressaltou que se utiliza de meios como a educação, o esporte, entidades religiosas como forma de desviar os jovens que estão no mundo das drogas e violência, para um caminho de paz e tranquilidade.

Diante das dificuldades que o município tem enfrentado por falta de recursos, o prefeito disse:

“Eu digo sempre a minha equipe: eu não fui eleito pra reclamar, fui eleito para trabalhar e buscar soluções e é isso que faz a diferença em uma gestão” – afirmou o prefeito.

Dr. Hely finalizou a entrevista agradecendo pela presença da equipe da TV Replay e a todos que acompanham o Programa Nosso Olhar.

CONFIRA!

dr. hely 1 dr. hely e rosimael losasi 1 dr. hely e rosimael losasi dr. hely

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>