Qual o impacto das redes sociais na vida das pessoas? Elas nos aproximam ou nos afastam?

A discussão, que mobiliza acadêmicos desde que Orkut e Facebook se tornaram populares, ganhou novos capítulos recentemente, com o lançamento de dois livros de teorias opostas.

De um lado estão o sociólogo Barry Wellman, da Universidade de Toronto, e Lee Rainie, diretor do instituto Pew. Eles são autores de “Networked: The New Social Operating System” (“Em Rede: O Novo Sistema Social”, sem edição em português), no qual defendem que esses sites são elementos de união.

Do outro lado, Andrew Keen, historiador, empreendedor pioneiro do Vale do Silício e autor de “Vertigem Digital” (Zahar, R$ 44,90), no qual procura explicar por que as redes sociais estão “dividindo, diminuindo e desorientando” seus usuários.

Wellman e Rainie recorrem a pesquisas sobre o uso de tecnologia nos EUA, produzidas pelo instituto Pew, para argumentar que a sociedade está ficando mais integrada por três fatores, que eles definem como “revolução tripla”.

O primeiro, do qual a web é peça-chave, é a substituição de grupos sociais coesos por redes interligadas entre si por vários indivíduos.

“No passado, as pessoas tinham círculos sociais pequenos, fechados, nos quais familiares, amigos próximos, vizinhos e líderes comunitários formavam uma rede de proteção e ajuda”, escrevem os autores. “Este novo mundo de individualismo conectado gira em torno de grupos mais soltos e fragmentados que oferecem auxílio.”

Segundo eles, completam essa “revolução” o aumento do acesso à banda larga e o uso disseminado de smartphones e tablets.

AS REDES EM USO

273
é o número médio de amigos que os brasileiros têm em redes sociais

91%
dos brasileiros com acesso à internet têm perfis em alguma rede social

69%
dos adultos que usam internet nos EUA têm perfis em redes sociais

92%
é para quanto sobe a porcentagem entre a população de 18 a 29 anos

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br; comScore, Ibope Mídia e Pew Research Center

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>