Prefeito de Garanhuns quer levar unidade da UFPE para a cidade

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), o deputado federal Fernando Ferro (PT) e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, estiveram reunidos para debater as possibilidades de uma maior incursão da UFPE naquele município. A audiência foi um primeiro encontro para que se manifestasse o interesse de Garanhuns tornar-se uma cidade referência de educação e desenvolvimento na região: “se tivermos ousadia e colocarmos a educação como prioridade para o nosso desenvolvimento, todos veremos os resultados”, garantiu o prefeito.

Ficou agendada uma visita oficial da UFPE ao município logo nas primeiras semanas de março, quando, juntos, será feita uma avaliação de como tornar concreta a parceria de comum interesse entre a prefeitura e a universidade. Tomando o processo de interiorização das universidades públicas promovido pelo ex-presidente Lula e continuado pela presidente Dilma Rousseff como mote, o deputado federal Fernando Ferro iniciou a reunião recordando que o modelo de desenvolvimento para uma cidade como Garanhuns deve se consolidar também na área do conhecimento e tecnologia. Defendeu, portanto, que Garanhuns poderia, na realidade, transformar-se num pólo de produção de conhecimento na região.

O reitor Anísio Brasileiro assegurou o interesse de “a universidade ir para Garanhuns”. A ideia de Brasileiro é que depois de conversar com um colegiado técnico da universidade, reunindo professores e pesquisadores, e tendo sido feita também a visita de março, se possa traçar estratégias de como se dará essa ida.

Fonte: Politica de A a Z, Mario Flávio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>