Paranatama-PE: Nosso Olhar… – “Diante da crise geral que o país está passando, estamos lutando pela segurança da cidade e criamos uma guarda municipal legalizada”, afirmou o Prefeito José Teixeira

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, José Teixeira, Prefeito do Município de Paranatama, cidade próxima de Garanhuns. Neste programa, gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

Iniciando a entrevista, o prefeito José Teixeira foi questionado sobre a origem do nome de seu município, onde surgiu de outros dois nomes, sendo eles Itaquoatiara e Serrinha de Catimbal, que devido a localidade geográfica da cidade ser dotada de serras e próximo a uma delas havia um sítio chamado Catimbal. Desta forma,  esta passou a ser a referência para o nome do município. Após a emancipação, recebeu o nome de origem indígena, Paranatama, que significa “lugar com muitos rios”.

Com um clima agradável, a cidade de Paranatama fica a 900 m acima do nível do mar, onde o ambiente é ainda mais frio do que Garanhuns, cidade próxima.

Estando no seu segundo mandato como prefeito, João está engajado no setor da administração pública há muitos anos. Começou como vereador, depois assumiu o cargo de vice-prefeito por dois mandatos, e em 2008, passou a ser prefeito do município. Antes de trabalhar neste setor político, José Teixeira era comerciante e agricultor, vendia a famosa  “rapadura” nas feiras livres, um produto oriundo da cana-de-açúcar.

Sobre as festas tradicionais do município, estão a emancipação política, festa do padroeiro São Luiz, que é comemorada dias próximos às festas Juninas, época esta vivenciada com as competições de quadrilhas tradicionais e estilizadas, onde várias cidades da região agreste de Pernambuco participam. A cidade carrega consigo o contexto histórico de Lampião, o rei do cangaço, que durante sua trajetória pelo sertão pernambucano, passou pela cidade de Paranatama. A corrida de Jericos, cavalgadas e vaquejadas também fazem parte das festas tradicionais. Um dos pontos turísticos da cidade é a Pedra do Navio, um lugar agradável que recebe os moradores para fazerem piqueniques nos finais de semana.

Em relação à saúde na cidade de Paranatama não é diferente das demais do estado de Pernambuco, que está passando por dificuldades. Segundo o prefeito José, o hospital público tem se mantido com recursos próprios; os programas do governo estadual e federal tem sido frequentemente cortado e a prefeitura que tem que arcar com as despesas para não retirar da população este auxílio. A situação de emprego também está passando por dificuldades, mas segundo o gestor, tem lutado para que os funcionários do município não sejam prejudicados.

“Eu fiz uma promessa para que o povo de Paranatama receba o seu salário em dia e graças a Deus eu tenho cumprido…” – afirmou o prefeito José Teixeira.

Como o Brasil está passando pela pior crise dos últimos tempos, há um problema ainda maior em todas as cidades do país: a falta de segurança. O prefeito falou que há pouco efetivo em seu município, mas a prefeitura vem realizando ações de segurança como instalações de câmeras de monitoramento nas principais ruas da cidade e a criação de uma guarda municipal legalizada, onde a equipe foi preparada com um curso especializado e hoje há quatro turmas que fazem monitoria 24h, onde os policiais se comunicam através de celulares, pelo aplicativo Whatsapp, facilitando o acesso às informações entre as guardas municipal e estadual.

O prefeito José Teixeira finalizou suas palavra agradecendo a presença da TV Replay em sua cidade e também à sua equipe de governo, onde afirmou que não faria nada sem seus companheiros de administração.

José Teixeira e Rosimael Losasi José teixeira Prefeito de Paranatama-pe José Teixeira Rosimael Losasi

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>