Palmares-PE: Nosso Olhar… – Com 6 polos educacionais, município se destaca como um dos mais importantes da Mata Sul e do Norte das Alagoas

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, João Bezerra, Prefeito do Município de Palmares, cidade localizada na região da Mata Sul do Estado de Pernambuco, conhecida como Terra dos Poetas, ou Atenas Pernambucana, por ter sido berço de renomados e ilustres poetas, romancistas, teatrólogos e jornalistas pernambucanos que ajudaram a projetar Palmares no restante do País.

Trata-se de uma cidade bastante tradicional e muito importante na história do Estado de Pernambuco. Seu nome é também uma homenagem ao Quilombo dos Palmares, que se instalou na região e resistiu durante muito tempo.

Neste programa gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

A entrevista iniciou com o Prefeito João Bezerra falando sobre a reconstrução da cidade, visto que o município no ano de 2010 e 2011 esteve em estado de calamidade pública e em situação de emergência, em virtude das enchentes que basicamente destruiu o comércio inteiro da cidade.

Exaltou a cidade como uma das mais importantes da Mata Sul e do Norte das Alagoas, onde as cidades circunvizinhas vem em busca de melhores condições educacionais, uma vez que a cidade dispõe de seis faculdades, inclusive uma autarquia municipal e também pelo fato do município proporcionar um Polo médico com um hospital regional e dois hospitais particulares conveniados ao SUS, e demais clínicas especializadas em exames laboratoriais.

O prefeito fez um breve histórico de sua trajetória política; João Bezerra que é professor de matemática e de história por formação, concursado pela rede estadual e municipal de ensino da cidade de Palmares, no ano de 2004, segundo ele, por livre e espontânea pressão de um grupo de alunos, professores e amigos, e que mesmo retrucando, acabou entrando na política, foi eleito como vereador. Em 2008 foi vice-prefeito e 2012 eleito como prefeito da terra dos poetas.

Dentre os assuntos abordados na entrevista, o prefeito retratou as festas culturais existentes no calendário do município como a semana pré carnavalesca (Premares) e o Forromares, onde neste forró fora de época realizado no pátio de eventos, em quatro dias de festas, cerca de 50 mil pessoas por dia passam pelo evento, relembrando o período junino com a presença de artistas regionais e nacionais.

Quando questionado sobre como estaria a educação no município o prefeito de imediato afirmou:

“O melhor IDEB da Mata Sul de Pernambuco é o de Palmares, e estamos entre os 10 maiores IDEB’s do estado de Pernambuco.”

Sobre como anda a saúde no município, João Bezerra afirmou que hoje esta área em todo âmbito nacional tem sofrido por falta de recursos e é um problema para todo gestor público. Porém, enfatizou o trabalho pleno que vem sendo desenvolvido na cidade, onde 22 municípios da Mata Sul se dirigem ao município, trazendo ônibus cheios de pacientes para serem atendidos pelas clínicas e hospitais de Palmares.

Em relação ao setor de emprego, o Prefeito disse ser o maior problema vivido pelo município, uma vez que a monocultura da cana de açúcar é a atividade principal desenvolvida na região, e o fechamento das usinas que existiam, onde das 25, hoje só 4 estão funcionando, tem sido a causa do alto índice de desemprego. No entanto, o gestor afirmou parcerias com o governo do estado e que breve estará construindo um polo industrial para que os munícipes tenham mais oportunidades, melhorando assim a qualidade de vida de toda população.

Priorizou a educação como um aliado na segurança, destacando condições de vida ao jovem infrator para que não sigam pelo caminho mais árduo. Disse não ser a favor da maioridade penal que tramita pela câmara de deputados.

CONFIRA!

joão bezerra prefeito de palmares-pe joão bezerra rosimael e joão bezerra rosimael losasi

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>