Moreno-PE: Nosso Olhar… Em entrevista, Dilsinho Gomes fala sobre segurança pública e diz: “Procuro fazer o que nos cabe, para garantir lazer a população e gerar opções para que nossos jovens não andem em maus caminhos…”

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, Dilsinho Gomes, Prefeito do Município de Moreno, cidade localizada na região metropolitana do Recife, capital do estado; neste programa, gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

Com o clima um pouco frio e agradável, o Prefeito Dilsinho Gomes recebeu a equipe da TV Replay para compartilhar das informações referentes à cidade de Moreno, onde o prefeito cumpre seu primeiro mandato.

Por nome de Adilson Gomes Filho, o prefeito nos contou que é comumente chamado de Dilsinho Gomes, devido à sua carreira política ter começado desde sua adolescência. Aos 16 anos, Dilsinho se filiou ao Partido Socialista Brasileiro e afirmou que sempre acompanhou o seu pai, Adilson Gomes, que foi vereador da cidade, nas campanhas e viagens políticas. Por gostar do ramo político e assumir cargos desde jovem, inclusive trabalhando ao lado do deputado Miguel Arraes, as pessoas começaram a chamá-lo de Dilsinho, até os dias de hoje.

O prefeito frisou que a característica da cidade é da Zona da Mata, que consequentemente há muita vegetação. Com solo propício para a plantação de cana de açúcar, Dilsinho comentou que há 39 engenhos no município, espalhados pelos distritos e pela zona rural.

Sobre a origem do nome do cidade ser Moreno, Dilsinho contou a história que caracteriza este nome; dois irmãos, Baltazar e Gonçalves Moreno, chegaram na região da cidade há 399 anos e construíram um casarão com engenho, onde recebeu o nome de Engenhos Morenos. Após o falecimento dos irmãos, o local deixou de ser chamado Engenhos Morenos, no plural,  e passou a ser chamado apenas de Moreno.

A região geográfica da cidade de Moreno, é caracterizada por conter muitas montanhas, e o prefeito Dilsinho Gomes falou sobre a famosa montanha de 400m localizada em Buscaú, próximo ao povoado de Massaranduba, que do seu topo, é possível avistar o território da região do Recife e de Jaboatão, podendo constatar partes da orla da praia. Pela topografia da cidade ser irregular, ou seja, ela é composta por morros, montes, há uma variedade climática em determinadas regiões, como por exemplo no tempo de inverno, na zona rural próximo às montanhas, a temperatura é mais baixa, diferentemente da sede da cidade, onde a temperatura é mais elevada, explicou o prefeito.

Referente aos pontos turísticos da cidade, o prefeito mencionou que Moreno é rodeado pelas belezas naturais, pois nela há passagem de rio, presença de mananciais, reservas ecológicas, além nos marcos históricos em arquitetura, como o casarão dos irmãos Morenos.

Questionado sobre na cidade ter algum time de futebol, Dilsinho afirmou que nestes ultimos anos, está resgatando as tradições relacionadas ao futebol, como a Liga de Moreno, onde os clubes dos bairros participam de torneios. A Copa Rural também faz parte deste resgate e o prefeito espera que através do empenho dos moradores neste esporte, eles possam chegar a competir em um campeonato estadual.

Dentre as festividades vivenciadas na cidade de Moreno, Dilsinho mencionou a festa dos Santos Reis, comemorada no início do ano no distrito de Bonança; festa de São Sebastião; o Carnaval que é comemorado com blocos que se concentram na sede; na quarta-feira de cinzas não pode faltar o famoso bacalhau do Beto, que já é tradição há mais de 30 anos. As encenações da Paixão de Cristo, também fazem parte do calendário festivo de Moreno, onde os alunos da rede municipal são os protagonistas da história; o São João, segundo Dilsinho, é comemorado seguindo o modelo cultural desta data, onde os morenenses valorizam as suas raízes; festa de emancipação política, no mês de setembro e por fim, o ciclo natalino.

Sobre a saúde pública de Moreno, Dilsinho afirmou que a policlínica da cidade está sendo ampliada,  uma UPA de porte 1 está sendo construída e algumas UBS’s (Unidade básica de Saúde) estão recebendo reformas. O prefeito mencionou que a policlínica de Moreno é de grande importância, pois além atender a sua população, moradores das cidades vizinhas fazem consultas no local, além de conter especialistas em cirurgias ortopédicas e de traumatologia, atendendo pessoas de todo o estado. O prefeito afirmou que mesmo diante das dificuldades da saúde do Brasil, ele tem trabalho ao máximo para garantir a assistência básica aos moradores do município e utilizou-se do ditado popular que diz:

“melhor preservar a saúde, do que cuidar da doença.”

Em relação a educação, sobre o que a secretaria de educação tem feito para garantir crescimento educacional dos moradores de Moreno, Dilsinho afirmou:

“A educação é primordial, para se ter uma cidade desenvolvida, é preciso que o povo tenha acesso à educação de qualidade. Ao comandarmos o município, encontramos uma dificuldade no setor educacional, com folhas salariais atrasadas, dívidas com banco, bloqueio de recursos como o PDE e levamos 2 anos para poder desbloquear este recurso.”

Ainda sobre educação, o prefeito falou que atualmente o salário dos professores está regularizado, a cidade tem recebido recursos do governo para investir na educação, está sendo realizadas reformas em algumas escolas e compra constantes de materiais escolares, de fardamentos e de merendas quando necessário. O prefeito garantiu que tem trabalhado muito em prol da educação, para recuperar o tempo que a cidade passou sem ter acesso à educação de qualidade.

Questionado sobre a questão de empregos, visto que o Brasil tem passado por dificuldade econômicas que também afeta os municípios, o prefeito disse que diante destes problemas nacionais, a cidade de Moreno tem se diferenciado, pois nela há industrias, inclusive recentemente foi implantado um novo distrito industrial na cidade, que consequentemente são portas abertas para novos empregos. Mesmo diante da crise econômica que o país está vivendo, o prefeito tem um perspectiva positiva pra cidade devido às industrias localizadas no município, que tem gerado empregos como a muito tempo a cidade não via.

Sobre segurança,  o prefeito afirmou que ao iniciar seu mandato, foi criada na cidade uma secretaria de segurança municipal, que antes não existia. Para que haja segurança de qualidade, Dilsinho considera a educação, o lazer, uma boa iluminação pública, pontos essenciais para que a população sinta-se segura. A polícia Militar, a polícia civil e o corpo de bombeiros trabalham juntos neste setor na cidade e o resultado está na diminuição do número de homicídios, que vem caindo a cada ano. O prefeito afirmou que tudo isso é fruto do empenho destes órgãos e das patrulhas rurais e dos bairros, que sempre fazem vistorias.

“Nosso objetivo é melhorar a segurança pública , com garantia de lazer para a população e para e ajudar os jovens.”, afirmou o Prefeito

O prefeito finalizou suas palavras agradecendo pela oportunidade da entrevista e convidou à todos para visitar a cidade de Moreno, que é dotada de belezas naturais, histórias e arquitetônicas. Dilsinho garantiu que o povo morenense irá receber os visitantes com muito prazer.

CONFIRA!

Dilsinho Gomes e Rosimael Losasi Dilsinho Gomes Prefeito de Moreno-PE Rosimael Losasi

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>