Lagoa dos Gatos-PE: Nosso Olhar… Viagem no túnel do tempo – Em entrevista, Prefeita Verônica Soares e Secretário Adeilson contaram e mostraram as belezas e o contexto histórico do município – Confira!

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, Verônica Soares, Prefeita do Município de Lagoa dos Gatos e Adeilson Soares, Secretário de Cultura e Turismo, que juntos, estiveram compartilhando das características de seu município; Neste programa, gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

O secretário Adeilson deu início à entrevista contando sobre a origem do nome do município, onde a reportagem contou com uma bela paisagem, pois foi realizada às margens da Lagoa dos Gatos, ponto turístico da cidade. Seguindo contexto histórico, durante a guerra da Província contra os Quilombos dos Palmares, quando os combatentes passavam pelo lago em questão, eles encontravam uma grande quantidade de Gatos Maracajás, ou Jaguatirica, sendo este um ponto de referência para eles. Os soldados tanto se beneficiavam com a água da lagoa quanto com a pele dos gatos, que fazia parte da renda comercial da época. Devido a isso, com o crescimento populacional do local, a cidade passou a se chamar Lagoa dos Gatos.

O carnaval da cidade é uma das principais atrações, no que diz respeito às festas tradicionais, de toda a região. A prefeita Verônica contou que cerca de 80 mil pessoas são encontradas no município durante período carnavalesco, que se caracteriza por conter artistas renomados nos dias das festas.

A reserva ecológica de Pedra Dantas faz parte do patrimônio particular estrangeiro, onde uma ONG inglesa comprou o local com o intuito de preservar da água da lagoa. Mesmo que o local tenha como representante uma empresa estrangeira, há também um vínculo com a secretaria de Turismo e Cultura do município. O secretário Adeilson ressaltou que Lagoa dos Gatos tem o privilégio de receber turistas à nível internacional, onde pessoas da Europa e da América do Norte vão até Pedra Dantas para fotografar aves, que comporta 257 espécies delas, sendo duas encontradas apenas no município.

O secretário tentou esconder o outro lado de sua profissão, sendo esta de professor de História, mas a prefeita desvendou o seu segredo, onde questionado sobre a quem a cidade de Lagoa dos Gatos pertenceu um dia, ele explicou, com seu vasto conhecimento histórico, que antigamente havia uma sesmaria naquela localidade, que se desenvolveu com o município de Bonito, que depois passou a ser distrito de Caruaru, logo após, de Panelas e em 1928 se tornou independente, na sua emancipação política.

Saindo das margens da Lagoa dos Gatos, a equipe de reportagem da TV Replay, juntamente com a prefeita e o secretário, seguiram para o Espaço Cultural do município, para dar continuidade a entrevista. A casa onde se encontra o espaço cultural, guarda todo o contexto histórico do município e é também considerado um museu, por conter todos os registros que comprovam a verdadeira história de Lagoa dos Gatos. Inclusive, no dia 05 de Setembro do corrente ano, será lançado um livro que contará toda esta história.

Na ocasião, diferentemente de todas as matérias do Programa Nosso Olhar, foi realizada no espaço cultural, uma viagem no tempo, onde pudemos observar detalhadamente cada característica da cidade. Logo na chegada, um filhote de Gato Maracajá que está empalhado, representa a verdadeira origem do município. Fotografias antigas, fardamentos, aparelhos de época como disco de vinil, câmeras fotográficas, rádios, televisores, lousa; peças de quarto e cozinha, como panelas de barro, fogo à lenha, tudo para trazer a tona a história tanto da cidade quanto da realidade vivenciada nos séculos antigos.

“Vindo ao espaço cultural, você passeia pela história; é gratificante conhecer e visitar o Espaço Cultural de Lagoa dos Gatos.” – declarou Adeilson Soares.

Então este foi o Nosso Olhar direcionado para a cidade de Lagoa dos Gatos, um passeio recheado com turismo e história. Parabenizamos à gestora Verônica Soares, por valorizar o contexto histórico de sua cidade e fazer este resgate às peculiaridades de seu município e ao secretário Adelison Soares, um homem dotado de tal conhecimento, que o compartilhou com a nossa equipe.

CONFIRA!

Adeilson Soares espaço cultural lagoa dos gatos gato maracajá igreja de lagoa dos gatos-pe Lagoa dos Gatos-PE Nosso Olhar... Prefeita Verônica e Sec Adeilson Nosso Olhar... nosso olhar Rosimael Losasi Verônica soares

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>