Gameleira-PE: Vereador é acusado de receber propina

Na 3ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade de Gameleira, Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, realizada na última terça-feira (18/11), os Vereadores discutiram vários projetos e assuntos de interesse da população. Durante a Sessão, os assuntos mais comentados foram: Os acontecimentos suspeitos na área de transporte da Prefeitura, e a ameaça e acusação que o Vereador Léo de Basílio sofreu.

Confira o resumo da sessão!

O vereador José Luciano, Presidente da Câmara, após as formalidades de praxes, deu por aberta a 3º Sessão Ordinária, na Casa Marquês de Olinda.

p7 ???????????????????????????????

O vereador Reginaldo Silva, foi o primeiro a usar a tribuna, e em seu discurso, proferiu apelo verbal à Celpe:

pa01

“Gostaria de fazer um apelo verbal para a Celpe, afim de que ela possa resolver o problema de um poste danificado, que se encontra na frente da Escola Primeiros Passos.

O risco que correm os alunos é imenso, pois o poste encontra-se na eminência de vir a baixo, e como a escola tem um quantitativo de alunos considerável, temo pela vida deles.”

O vereador João Rogério, no uso da tribuna da casa, levantou o primeiro assunto polêmico da sessão. Em seu discurso, o vereador citou várias irregularidades que segundo ele, vem acontecendo na secretaria de transportes do município:

1390560_408832009264181_7478555174761555978_n

“Gostaria de saber quem é o Diretor de transporte da prefeitura?  Ate hoje essa casa, não sabe quem é o diretor ou se quer, se existe, um Secretário de Transporte da prefeitura! Tenho conhecimento que estão usando laranjas para desviar dinheiro da prefeitura, através do abastecimento de veículos fantasmas, ou de veículos que estão agregados sem estarem rodando.

Outra situação que vem ocorrendo de forma gravíssima, são os carros que estão agregados a prefeitura sem pagamento, situação esta muito estranha, pois temos conhecimento que alguns carros, ônibus e caminhões, de uma empresa de fora, vem recebendo regularmente.

Outra questão muito séria, são os ônibus dos estudantes que não tem gasolina ou diesel  para o transporte escolar, tendo os alunos que fazerem cotinhas, para comprar combustível e poderem ir para as faculdades.

Quero aqui fazer uma denúncia, de que o marido da prefeita, tem carros e ônibus, agregados na prefeitura, sendo que esses veículos são de sua propriedade, eu tenho aqui em mãos as placas de alguns destes carros e vou buscar, junto ao Detran, quem são os proprietários, pois isso é um absurdo, estão usando a prefeitura para lavagem de dinheiro.

Existem dois caminhões bob esponja, novinhos agregados ao município, que são de propriedade do Empresário Marcello Maranhão, que estão recebendo sem prestar serviços, ainda tenho a placa do ônibus, BWS 3260, que segunda informações, pertencem ao Empresário Marcello Maranhão, que vem recebendo regularmente, e todos sabem que esse ônibus nada faz. Pra onde está indo o dinheiro?

Ainda em relação á essa questão dos ônibus, pra minha surpresa, descobri que os ônibus escolares, agora tem cobrador, pois é, criaram uma função, para a colocação de pessoas, dentro da máquina da prefeitura, que não tem serventia nenhuma, se ainda fosse nos ônibus que transportam doentes ou idosos, eu ate ficaria calado, porque são pessoas necessitadas de ajuda, mas nos dos estudantes é um verdadeiro absurdo.”

Logo em seguida, a Vereadora Loíde Almeida, no uso da tribuna e em seu discurso propôs:

10470746_408831629264219_7025514783807746214_n

“O que está acontecendo na atual gestão é um verdadeiro descontrole administrativo, isso pra não dizer das graves denúncias de irregularidade e desvio das verbas públicas. Está na hora desta casa, mostrar seu trabalho. Temos que abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI dos transportes.

O senhor Estênio fica fazendo “farrinhas”, dentro da garagem da prefeitura, tomando sua cervejinha, na presença de quem quer seja, no final do expediente, isso é público e notório, não podemos ser coniventes com esta situação.”

O Vereador Bio do Canto confirmou todas as denúncias do Vereador, José Rogério, dizendo:

p11

“A falta de transparência da gestão pública, no uso do dinheiro público é algo gravíssimo. Todas as denúncias feitas aqui, pelo Vereador Rogério, eu confirmo todas. Já protocolei no Ministério Público, diversos requerimentos, sem que a atual gestão respondesse a nenhum deles, nem perante a Justiça a atual gestão responde, quanto mais a esta casa, ou tomamos justiças sérias de nossa competência, ou vamos ver o nosso município afundar em um buraco, que não teremos como explicar depois a população os motivos pelos quais esta casa nada fez para parar essa situação.

Uma outra denúncia que trago aqui, é referente ao abastecimento das ambulâncias do SAMU. Todas às ambulâncias do SAMU, em nome de placas de carros fantasmas. Falei com o Secretário de Saúde, e ele me disse que a responsabilidade pelo abastecimento, é da Secretaria de Transporte, ou da garagem da prefeitura que emite as notas.

Gostaria de parabenizar todos os Conselheiros Tutelares, da cidade de Gameleira, pela passagem do seu dia.”

Usando da tribuna, o Vereador Leonardo Basílio, em seu discurso também fez graves denúncias de irregularidade, envolvendo a área de transportes do município:

p9

“Venho a esta tribuna dizer que, presenciamos um ônibus da prefeitura sendo abastecido com um tonel de forma totalmente irregular, ora quem garante de onde veio, e pra onde iriá este combustível que estava dentro do tonel, isso é um absurdo! E temos que investigar, mais esta irregularidade.

Quero dizer aos pares desta casa, e a população desta cidade que encontrei uma grave irregularidade dentro desta Secretaria ou Diretoria, que ninguém sabe ao certo o que é,  que a ambulância de placa PEP 4886, está há mais de dois meses, vem sendo abastecida regularmente, todos os dias, como pode?

Temos informações concretas, que o marido da prefeita tem caminhões e ônibus agregados na prefeitura, que são de sua propriedade ou em nome de laranjas, e isso nós temos que investigar.”

A Vereadora Loíde Almeida, mais uma vez no uso da tribuna e em seu discurso, falou das irregularidades que vem acontecendo, com os cadastros da Vila 1 e 2:

10470746_408831629264219_7025514783807746214_n

“Após eu ter recebido algumas denúncias, fui a Vila 1 e 2 verificar o que estava acontecendo, e o que encontramos foram várias casas vazias, apenas com alguns móveis velhos, daqueles que não temos mais espaço dentro de casa e colocamos em algum deposito ou na rua, somente para dizer que existe ocupação naquela casa. Quando na verdade, sabemos que não existe uma família morando ali.

Moradores que precisam de fato de uma casa, estão vivendo em condições sub humanas, vivendo em casas de parentes ou de favor, enquanto as casas da Vila 1 e 2, que deveriam serem entregues para estas pessoas, foram dadas para pessoas, que tem condições.

Eu mesma tenho conhecimento, de uma família onde, a mãe e duas filhas, cada uma recebeu uma casa e o mais absurdo desta história, é que, cada uma delas tem sua casa própria.

Gostaria de informar a Secretaria de Assistência Social da prefeitura, que vou investigar a fundo, e se esses cadastros forem irregulares, alguém terá que se responsabilizar.”

O Vereador Bio do Canto, mais uma vez no uso da tribuna, expôs o segundo assunto polêmico da Sessão, onde em seu discurso, disse:

p10

“Gostaria de dizer aos pares desta casa, que ontem enquanto estava com o vereador Léo Basílio, recebi em meu celular uma ligação, do Senhor Samuca, que é servidor da saúde no município, fez uma ameaça e também uma afirmação contra o vereador Léo Basílio.

No tocante a ameaça, foi citado a esposa do vereador Léo, como sendo uma funcionária fantasma, recebendo na Secretaria de Saúde.

No tocante a afirmação, o senhor Samuca, disse claramente que levava e pagava propina ao Vereador Léo Basílio.

Quero informar a todos que vou pedir, a quebra de meu sigilo telefônico, junto a operadora Tim, para que possamos apurar todos os fatos.”

Já o Vereador Del de Mana, no uso da tribuna fez requerimento verbal em prol dos moradores de Nova Gameleira:

p2

“Venho a esta tribuna, fazer um requerimento ao Secretário de infraestrutura para que seja colocado na Rua Antônio Carlos Brás, no bairro de Nova Gameleira, uma lombada, em função das altas velocidades que carros e motos, estão trafegando pela via, colocando em risco a vida dos moradores.

Em relação á ameaça sofrida, pelo vereador Léo Basílio, quero de público dizer que estou solidário ao vereador, que devemos apurar este fato, e darmos uma resposta enérgica a sociedade, pois é inadmissível um vereador no cumprimento da sua função parlamentar, que é de fiscalizar o poder executivo, sofra ameaças que possam impedir o exercício do seu mandato.”

Por unanimidade os vereadores aprovaram o requerimento do vereador.

O Vereador Carlos da farmácia, em seu discurso disse:

p4

“As ameaças sofridas pelo nobre vereador, são extremamente graves, devendo ser apuradas com rigor. Inadmissível que venhamos sofrer ameaças no uso do nosso mandato em favor do povo, pois estas ameaças não vão só de encontro ao vereador mais sim, de encontro a todos os vereadores desta casa.

Em relação às denuncias referentes a área de transporte da prefeitura, devemos apurar todas.

Hoje o grande problema da prefeitura, chama-se, comunicação.”

Não havendo mais nada a tratar, foi dada por encerrada a sessão, marcada a próxima para o dia (25/11).

A TV Replay agora faz parte da vida dos moradores de Gameleira, desta forma a notícia será noticiada todos os  dias  e em todos os  momentos,  fazendo com que Gameleira possa se comunicar em tempo real e deixar assim seus moradores informados de tudo que acontece e em todos os lugares.

Assista, comente, compartilhe e divulgue.

Mande sugestões e denúncias. Nossos contatos:

Facebook: CENTRAL GAMELEIRA

Email: jornalismo@tvreplay.com.br

Reportagem e imagens: Patrícia Silva,

TV Replay, o que é bom se repete!

 

Uma ideia sobre “Gameleira-PE: Vereador é acusado de receber propina

Todos os cometários são de responsabilidade de seus autores e não significa o pensamento da TV Replay. Cada um responderá por suas próprias ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>