Escada-PE: Coluna Click-se! – Seis dicas para fotografar crianças

Fotografar crianças é um grande desafio, além de não ser uma tarefa fácil, requer muita paciência e habilidade, pois temos que respeitar o tempo e o limite delas. Através da fotografia captamos toda a emoção e alegria de cada fase da vida, criando belas recordações que iremos guardar para sempre. E por não ser uma tarefa assim tão fácil, fiz uma sequência com algumas dicas práticas, para fotografar os pequenos com mais facilidade.

Primeira dica: Tentar fazer seu filho posar de maneira específica nem sempre é a melhor opção. O sorriso pode virar careta, a pose uma catástrofe e dificilmente a situação ficará parecendo natural. O melhor jeito é nos adaptarmos a eles, os deixando bem à vontade. Eu particularmente não gosto de pedir para criança fazer determinada pose, nessa fotografia fui conversando, brincando e sem querer registrei esse sorriso espontâneo. Esse detalhe faz toda diferença, conseguir registrar o sorriso de uma criança feliz, que vale mais que mil palavras. Por isso, vale ressaltar a dica de criar amizade com a criança. Assim, ela não vai ficar tímida quando você apontar uma câmera para ela.

a1

Segunda dica: Se tem um detalhe nas crianças, que chama atenção, são os olhos. Elas possuem um olhar muito expressivo, carregado de sentimentos. Dizem que os olhos são a janela da alma, concordo. Na hora de fotografar, busque-os.

a2

Terceira dica: O melhor lugar para fotografar uma criança é em externas. Aproveite a luz natural, os elementos naturais (céu, flores, árvore, grama), aproveite o clima de liberdade, estar num ambiente aberto dá para conseguir registrar a criança mais à vontade, mais relaxada. E por estar num ambiente aberto, com luz natural, vai ser quase raro o uso do flash, o que permite a naturalidade da imagem.

a3

Quarta dica: O que mais costumo ler sobre o ângulo certo de se fotografar uma criança é ficar na mesma altura dela. Não há nada de errado nisso. Mas as regras estão aí para serem quebradas. Você também pode fotografar a criança de um ângulo superior, fazendo com que ela direcione o olhar para você. Nessa nova perspectiva, quebrando uma regra, é possível capturar os olhares e sorrisos sinceros que falamos logo acima.

a4

Quinta dica: Tenha paciência e respeite o tempo da criança. Algumas aguentam ficar fotografando por algumas horas seguidas, outras se cansam com mais facilidade. Nunca force seu filho a continuar posando para fotos, como já falei, tem que ser um momento divertido e não de estresse.

a5

Sexta dica: Fotografe com amor,quando se faz algo com amor, tudo se torna ainda mais lindo e prazeroso. A fotografia é muito mais que técnicas, regras e equipamento.

A fotografia é um ato de amor, dedicação e confiança. Fotografe seguindo o seu coração.

a6

Assista, comente, curta, compartilhe e divulgue. Mande sugestões e críticas. Nossos contatos:

Facebook: www.facebook.com/centralcidades01

Email: jornalismo@tvreplay.com.br

Portal: www.tvreplay.com.br

Whatsapp: (81)9746 7367

Colunista: Amanda Rocha

1618675_510444782399512_1995515606_n

Imagens: Amanda Rocha

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>