Como organizar a lancheira dos filhos na volta as aulas?

Final de férias e de volta as aulas, e a dúvida sobre o que colocar na lancheira dos pequenos, ainda persiste na cabeça dos pais que tem como objetivo prezar por uma alimentação saudável para seus filhos.

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A pergunta é a mesma! Quais seriam os alimentos saudáveis e ao mesmo tempo saborosos para a hora do lanche na escola? Como higienizar a lancheira?

Confira aqui algumas dicas!

  • prefira as lancheiras térmicas que mantêm os alimentos mais frescos até a hora do lanche;
  • Prepare um cardápio variado para a semana, assim as crianças não se cansam de comer a mesma coisa. É importante que tenha algum alimento do grupo dos carboidratos (pães, biscoitos, bolos), uma fruta e um líquido (suco, leite, iogurte) para que a criança possa dar uns goles quando estiver comendo algum alimento mais seco;
  • Mesmo que a escola disponha de cantina é importante ter conhecimento dos produtos que o seu filho consome, evitando-se a ingestão de refrigerantes e salgados fritos que não são nada saudáveis e contribuem para a obesidade;
  • O ideal é que o lanche seja levado de casa, podendo abrir uma exceção, para que uma vez na semana, seus filhos tenham um dia livre para comer na cantina, até para que eles não se sintam diferentes de tantos outros que tem este hábito, porém, deve-se acompanhar, conversar para saber tudo que foi ingerido;
  • Cuidados com a higiene da lancheira e dos alimentos que ela transporta, também é essencial uma limpeza rápida, que pode ser feita com um pano umedecido com álcool, todos os dias. A lancheira pode ser local de proliferação de fungos e bactérias, daí a atenção deve ser redobrada com as lancheiras. A higiene dos alimentos que vão dentro do acessório também precisa ser observada. Lave muito bem as frutas e tome cuidado extra com os laticínios.

SUBSTITUA:

- refrigerantes por sucos de frutas naturais, os quais devem ser acondicionados em garrafas térmicas próprias para lancheiras;

- bolacha recheada por biscoitos integrais ou biscoitos caseiros;

- sanduíches à base de maionese por fatias de queijo com cenoura e alface.

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PREFIRA:

- frutas como maçã, mexerica, uva, morango, mamão, melão e abacaxi picados;

- iogurtes naturais acrescidos de frutas picadas ou cereais;

- pães ou bolos com farinhas integrais, frutas, pouco açúcar e gordura.

 

Exemplo de cardápio:

Segunda – Bisnaguinha com geléia de fruta, iogurte com cereias e fruta.

Terça – Achocolatado, pão de batata com queijo branco e fruta.

Quarta - Bolacha de leite, bebida láctea e fruta.

Quinta – Suco de fruta, bolo de leite e fruta.

Sexta - Iogurte, pão de forma integral com queijo branco, peito de peru e fruta.

Diante dessas dicas, agora é só colocar em prática, pois, a saúde de seu filho agradece!

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