Caruaru-PE: A cidade ultrapassa 200 mil eleitores e pode ter 2º turno nas eleições de 2016

Nos últimos dias o município de Caruaru, no Agreste Pernambuco, viveu a expectativa de chegar a marca de 200 mil eleitores. O número foi confirmado após o Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) encerrar o prazo para regularização do título de eleitor. Nestas eleições, poderão cumprir o ato cívico 200.165 eleitores a partir dos 16 anos.

A ansiedade se deu muito devido a possibilidade dos caruaruenses votarem pela primeira vez em uma eleição de segundo turno para prefeito. Com os números fechados pelo TER-PE, o fato pode ocorrer já em 2016.

O contraponto é o cenário político que Caruaru apresenta. Em 2012, na ultima eleição, três candidatos disputaram o cargo para prefeito, sendo que dois ficaram com uma fatia de 97,98% dos eleitores. A terceira força, que poderia gerar um segundo turno, obteve 2,02% dos votos válidos. Dados do TER-PE.

O segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.

Eleição de 2012:

Eleitores Aptos: 185.946
Comparecimento:  176.714 (95,04% dos eleitores aptos)
Votos Brancos:  4.373 (2,47% do comparecimento)
Votos Nulos:  6.631 (3,75% do comparecimento)
Votos Válidos:  165.710 (93,77% do comparecimento)
Abstenção 9.232 (4,96% dos eleitores aptos)

urna-eletronica-mao

Foto da Internet

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Parceria: Rádio Liberdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>