Carro financiado – Não consigo pagá-lo!

Wallace Santos - Administrador

Comprei um carro financiado e não tenho mais como pagá-lo, o que fazer?

A cada dia essa pergunta se torna mais evidente na rotina dos brasileiros.

Você comprou um carro financiado e não consegue mais pagar as parcelas. É possível devolver o veículo financiado para o banco ou financeira?

Normalmente existem 3 maneiras de resolver a questão:

  1. Negociar a dívida;
  2. Vender o carro transferindo a dívida para outra pessoa;
  3. Devolver o carro para o banco.

Os bancos tentarão refinanciar ou negociar o pagamento da dívida. O ideal é que você sempre busque uma solução amigável, não fique sem comunicação com o banco ou nao deixe as parcelas se acumularem em pagamento, pois sempre existe uma saída.

Na maioria das vezes ao devolver um carro financiado sem deixar acumular muito juros é possível até resgatar uma parte do que você já pagou de parcelas. Normalmente o banco recebe o carro e o leva a leilão. O valor conseguido no leilão é usado para pagar o resto da dívida e o que sobrar é devolvido para você.

O mais comum é se transferir a dívida para outra pessoa, mas nesse caso, pode demorar muito a encontrar alguém disposto a comprar seu carro e assumir o restante do financiamento. O que não se pode fazer repito é parar de pagar as parcelas; se você perdeu o emprego, por exemplo, deve devolver o carro imediatamente, sem deixar o débito existir ou aumentar. Se comunique com o banco desde o primeiro momento, pois senão o banco vai entrar com um pedido de busca e apreensão, se o carro for a garantia do financiamento, o que geralmente ocorre.

De acordo com consultora do Procon, é muito comum financeiras oferecerem o refinanciamento da dívida, pois isso é tentador para o consumidor, porque ele vai poder continuar com o carro, mas tem de pensar que fazendo isso pode pagar até três vezes o valor do bem.

No caso de devolução amigável do automóvel, é preciso calcular direitinho o saldo devedor para evitar juros indevidos. Vamos supor que o consumidor esteja devendo 14 de 24 parcelas. Se o carro demorar seis meses para ser vendido, ele pagará aquelas seis parcelas com juros e multa porque estão atrasadas, mas o pagamento das oito restantes deve ser considerado antecipado e, portanto, sem juros e multa. Muitas vezes o consumidor fica sem receber nada de volta ou ainda fica devendo uma parte porque as financeiras não fazem descontos necessários.

Se você já pagou muitas parcelas, com certeza ainda terá um saldo a receber no final. Fique de olho.

Sucesso. Boa sorte!

15 ideias sobre “Carro financiado – Não consigo pagá-lo!

Todos os cometários são de responsabilidade de seus autores e não significa o pensamento da TV Replay. Cada um responderá por suas próprias ações.

  1. Ola,

    Gostaria de saber se é possivel devolver meu carro amigavelmente sem que meu nome fique com restrições
    tenho um Uno o valor dele é 24 mil fiz o financiamnete leasing da seguinte forma 24 parcelas de 530,00 e 36 parcelas de 1,050 paguei ate o momento 17 parcelas mas estou desempregado e não estou conseguindo mais pagar ja tem uma parcela atrasada sera que é possivel devolver??/

    Obrigada pela atenção

    Matheus Souza

  2. Boa tarde,
    Muito esclarecedor o artigo. Mas gostaria de saber, no meu caso, o financiamento foi em 60 meses e tenho apenas 14 parcelas pagas, como devo proceder?

    Grato

  3. Eu financiei um veiculo em 60 meses ja paguei 29 parcelas. No total de29.964,24 e falta 24.088,21′ omque vc me qconselha para nao perder o dinheiro que j paguei?

  4. Eu financiei um veiculo em 60 meses ja paguei 29 parcelas. No total de29.964,24 e falta 24.088,21′ omque vc me qconselha para nao perder o dinheiro que j paguei?

  5. Boa tarde

    Fiz um financiamento de um carro em 60 meses já paguei 11 parcelas, mas meu marido perdeu o emprego já faz 1 ano e não estou conseguindo assumir as dividas de casa, estou devendo cartão de crédito, tenho um empréstimo que ainda não atrasei mas não sei até quando vou conseguir pagar, o que eu poderia fazer para evitar que meu nome ficasse sujo. Eu poderia devolver o carro? o valor do carro foi de 40 mil e fiz em 60 x 1092,30 será que eu teria que pagar um valor muito alto se devolvesse o carro.

  6. Não esquenta, vai tentando negociar da melhor forma possivel para seu bolso, o mais importante é vc ir guardando uma grana, após alguns meses de tentativa de negociação, eles virão com uma proposta para quitar o carro, c um preço bem abaixo da tabela (-30%), daí é só pagar.

  7. Bom dia!
    Preciso de ajuda, estou muito preocupada, financiei um carro pelo BV, paguei só 3 parcelas, perdi meu emprego, ja tenho financiamento de casa, e outros, não tenho como pagar, eu arrumei um comprador para assumir a dívida do carro, mas porem sem transferencia.
    Gostaria de saber o que devo fazer, será que posso confiar em vender o carro sem transferir?
    Obrigada.

    • se for uma pessoa seria e de posses
      veja estou em faze de divorcio e o juiz trancou todos os meus bens tambem nao posso comprar nada financiado no momento por tanto gostaria de assumir algo assim preciso comprar pois o meu ta dando muita mao de obra se quiser fala ligue.047-96342583

  8. tenho 2 problemões aqui walace…

    1º um gol 99 mi 4p, financiado em 36 x, foram pagas 10 parcelas e já estou com 22 parcelas atrasadas, com 2 ipvas atrasados além de + 2 de controlar e + de 50 multas…

    Já recebi vários documentos e cartas e etc, mudei de endereço a cerca de 12 meses mas nunca vieram atras do bem, nem recebi mais informes no meu endereço antigo( da minha mãe)

    2º um palio fire 2003 (da minha esposa) foram pagas 30 de 60 parcelas do financiamento, e já estão 11 parcelas atrasadas + 2 anos de ipva e controlar, existe o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>