Brejo da Madre de Deus-PE: Nosso Olhar… – Em entrevista, Dr. Edson Souza fala dos problemas enfrentados pelo município com as transições dos últimos dois anos e diz: “Até os documentos públicos estavam desaparecidos quando eu retomei o cargo…”

O repórter Rosimael Losasi esteve recebendo para participar de um dos quadros da TV Replay por nome de “Nosso Olhar…”, Dr. Edson de Souza, Prefeito do Município de Brejo da Madre de Deus, cidade localizada a cerca de 190 km da capital do estado de Pernambuco, Recife, onde neste programa gestores municipais são convidados para apresentarem e debaterem os assuntos mais polêmicos que envolvem o município em questão.

A entrevista iniciou abordando o tema das grandes transições vividas pelo município nos últimos dois anos, quando Dr. José Edson de Souza (PTB) reassumiu o cargo de prefeito em Brejo da Madre de Deus.

Dr. Edson havia sido eleito prefeito em 2012, mas teve o diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), em 16 de abril de 2013. Ele foi condenado por utilizar veículos da prefeitura para o transporte de pessoas a uma festa junina, onde também havia estandes que exibiam a logomarca do executivo municipal. O evento foi realizado em período eleitoral, ainda durante a primeira gestão do ex-prefeito.

Quem estava no poder executivo era Roberto Asfora (PSDB), após uma eleição suplementar realizada em 7 de julho de 2013.

Dr. Edson relatou os problemas encontrados quando reassumiu o cargo de Prefeito, onde destacou o sumiço dos documentos licitatórios e demais documentação pública, onde na ocasião, foi entrado com um processo judicial onde a referida documentação foi devolvida para o município.

Retratou que no período em que Roberto Asfora esteve como gestor, ao reassumir a prefeitura existia um excesso de funcionários contratados, o que o obrigou a demitir 1000 destes para não exceder a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que segundo ele, aconteceu positivamente.

O município tem como seus principais distritos o distrito Sede, São Domingos e Fazenda Nova. É em Fazenda Nova que está localizado o icônico Teatro de Nova Jerusalém, onde se realiza anualmente a popular encenação “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém“.

Questionado de como o espetáculo influencia na renda e na atratividade do município, Dr. Edson afirmou:

“Melhora a economia do município, com certeza, agora é uma melhoria indireta e não diretamente aos cofres municipais.”

Retratou os pontos turísticos ainda não muito explorado na cidade, até mesmo pela própria população, como a Furna do Estrago; o projeto da reativação do museu, que segundo Dr. Edson está em ebulição; a casa da cultura, onde junto da FUNDARPE estão tentando suerguer essas ações turísticas dentro do município, afirmou o gestor.

Sobre segurança, o gestor disse que do ano passado para este ano, houve uma redução considerável na violência, e enfatizou a parceria entre governo executo e Polícias Civis e Militares.

Em relação a educação, destacou as ações na recuperação das escolas, a continuidade em promover capacitações para melhorar o ensino dos professores e pela aquisição e distribuição de materiais e equipamentos para as escolas.

Falou sobre a situação da saúde no município, exaltando o SUS como um serviço sem igual, mas retratou a dificuldade de funcionamento do mesmo. Recuperação e ampliação de unidades básicas, inauguração da UPA, Policlínica e o hospital restaurado, são ações retratadas pelos gestor.

Dr. Edson frisou a questão da falta de recursos para contratação de profissionais, estando o município com sua rede de saúde bem estruturada e organizada, faltando apenas o material humano para aperfeiçoá-la.

CONFIRA!

foto 1 nosso olhar foto 2 nosso olhar foto 3 nosso olhar foto 4 nosso olhar

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>