Bezerros-PE: Santinhos políticos infestam vias públicas da cidade

Prática apesar de revoltante, não configura crime

Desde o dia de ontem, dia (04) quem passa pelas ruas de Bezerros nas proximidades dos locais de votação, se depara com uma enorme sujeira, causada pelos santinhos jogados em via pública. O ato, praticado há décadas na madrugada da data da eleição, é uma forma de continuar divulgando candidatos, mesmo no dia do pleito, quando qualquer tipo de propaganda é proibida pela legislação eleitoral.

A prefeitura, por exemplo, determinou a limpeza das vias públicas para a retirada do material a partir das 22 horas de sábado (04). Porém, isso não é o suficiente para a demanda de tantos santinhos jogados em via pública. Porém, esse não é um problema exclusivo da terra da Romã, centenas de cidades do país passam também por isso.

Foto: Reprodução Internet
A nossa reportagem ainda apurou que os garis, continuarão fazendo a limpeza por todo domingo e uma ‘vassourada’ geral após o fim de votação, para que na segunda-feira a cidade esteja pelo menos 90% livre dos santinhos. “Tínhamos pessoas trabalhando nas ruas no domingo, mas eles não deram conta porque havia muito material, por isso, as equipes foram encaminhadas ontem”, explica o gari José Maria.

De acordo com Daisy Dal Farra que é chefe de zona eleitoral, a ação não configura crime eleitoral, pois não há nenhum artigo na legislação eleitoral que regulamente a prática. “A gente lamenta que este costume ainda continue, mas não temos muito o que fazer”, diz.

Segundo ela, a lei apenas prevê que bandeiras e placas sejam retiradas no prazo de 30 dias após as eleições, entretanto, não há regulamentação específica para o descarte de santinhos. “A dica seria que o eleitor prestasse atenção nos candidatos que fizeram isso e não votassem neles. Se eles estão sujando as ruas antes de se elegerem, imagina o que podem fazer depois”.

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>