Saiba quais alimentos são bons ou ruins para os cabelos

10

A alimentação atinge todos os pontos do corpo. E com os cabelos não é diferente. Quase tudo o que você ingerir poderá ter algum efeito não só no visual, mas na saúde das madeixas, tanto para o bem quanto para o mal. Se algumas dicas parecem óbvias, como ingerir muitas frutas, verduras e legumes, outras podem surpreender, como a constatação de que os sucos de caixinha não fazem tão bem quanto parece. Para esclarecer dúvidas sobre o que é ou não bom para os cabelos, vale conferir as dicas da nutricionista e personal diet Sonja Salles.

Terra – Quais alimentos podem ajudar a fortalecer os cabelos?
Sonja Salles -
 Uma alimentação equilibrada, incluindo todos os grupos alimentares. Em particular, as frutas e as verduras são muitos importantes, ricas em vitaminas e minerais. Se possível, o ideal é comê-los crus ou no vapor. Não prefira cozinhar ou refogar, pois perdem muito das suas propriedades.

1

Terra – Quais as vitaminas e os minerais mais benéficos?
Sonja Salles -
 São dois grupos, a vitamina C e as do complexo B. A vitamina C porque ela faz parte da formação do colágeno. O zinco, o selênio, o sódio, o potássio e o magnésio também são importantes. E as vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

Terra – Cite alguns exemplos de alimentos onde se encontram essas vitaminas e minerais.

Sonja Salles - Para exemplificar, a vitamina C está na laranja, como todos sabem, mas também no caju, na acerola, no abacaxi e na goiaba. O magnésio podemos encontrar no melão, no abacaxi, no abacate. É um mineral essencial para a formação da queratina, responsável pela formação dos fios fortes. Sódio e cálcio são importantes para a hidratação e o brilho do cabelo. Uva, água de coco, banana, tomate, morango, leite, iogurte, queijo branco e peixes são alguns alimentos ricos nesses minerais.

2
Terra – E as vitaminas do complexo B?
Sonja Salles
 - Do complexo B, cada uma terá um. B1 seriam legumes, carnes vermelhas, leite e ovos. Todas as vitaminas do B estão na carne vermelha, legumes e folhas. As pessoas que querem ter um cabelo bonito devem aderir aos alimentos integrais, como pães, arroz, macarrão. Vai ter mais quantidade de vitaminas do complexo B.

Terra – Algum alimento bom para o cabelo pode também ser ruim?
Sonja Salles -
 O zinco e o selênio, que estão em frutas oleaginosas, como castanhas, caju, nozes, devem ser ingeridos entre as refeições. Só não pode comer demais, porque o excesso é ruim, 30 gramas diárias seriam suficientes. Deve-se comer um pouco de cada, fazer um mix em casa e comer um punhadinho. Também pode acrescentar frutas secas.

5

Terra – Frituras costumam ser apontadas como vilãs para quase tudo. É assim com cabelos também?
Sonja Salles - Frituras são ruins, pois superaquecem o alimento e alteraram a sua composição.

Terra – E quais alimentos são ruins para os cabelos?
Sonja Salles - 
Excesso de açúcar, pois ele acaba dificultando a formação de colágeno. Se a pessoa tem uma alimentação com muito açúcar, não vai fabricar colágeno corretamente. Isso afeta até unhas e articulações. Os alimentos industrializados estão sendo impregnados pela alta concentração de açúcar. Sucos industrializados, as pessoas bebem achando que são saudáveis, mas não são. Refrigerantes e doces em geral também.

Terra – E alimentos prontos, congelados?
Sonja Salles -
 Alimentos congelados, prontos, são péssimos, pois as pessoas vão acabar comendo só isso e não vão lembrar de adicionar uma salada, ou algo assim.

Fonte: terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>