Vitória de Santo Antão-PE: Obra irá reforçar o abastecimento de água

Falta pouco tempo para Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do estado, receber a obra da Adutora de Tapacurá, uma ramificação do Sistema de mesmo nome que irá ampliar em 88% o abastecimento de água da cidade. Os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalham em ritmo acelerado para concluir o novo sistema até outubro, quando será iniciada a fase de testes. Ao todo, serão implantados 27,5 quilômetros de tubulações a partir da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vitória.

Nesse primeiro momento, a adutora levará água para o município de Vitória, onde chegará bruta para ser tratada na ETA e posteriormente distribuída. Na próxima etapa, prevista para novembro, será a vez do distrito de Bonança, em Moreno, receber o acréscimo no fornecimento d’água. A previsão é que todo o empreendimento, que também inclui uma estação de bombeamento flutuante, uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e uma adutora de água bruta, seja concluído até o final de janeiro de 2015.

Atualmente, Vitória de Santo Antão possui uma vazão aproximada de 215 litros de água por segundo, enquanto que em Bonança esse volume é de 26 litros. Com a conclusão da obra, a distribuição passará a ser, respectivamente, de 406 e 46 litros por segundo, beneficiando cerca de 200 mil moradores.

“Estudos realizados pela companhia apontam que esse projeto irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas localidades por mais 20 anos”, comentou o diretor Regional do Agreste e Matas, Leonardo Selva. A obra, iniciada em janeiro de 2013, recebeu um investimento de R$ 43 milhões dos governos Estadual e Federal, além de recursos do Banco Mundial.

unnamed

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>