Serrita-PE: Missa do Vaqueiro, que começa nesta sexta-feira, terá esquema especial de trânsito

Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), realizará uma Operação de Trânsito, nas rodovias próximas ao município de Serrita, local onde acontecerá a Missa do Vaqueiro, o evento começa nessa sexta- feira e vai até o próximo domingo (26). A operação Missa do Vaqueiro contará com 40 agentes que estarão atuando, principalmente, na prevenção de acidentes e fluidez do trânsito. Além disso, o DER, em parceria com a Operação Lei Seca comandará algumas operações ao longo das festividades.  

Durante os dias do evento em Serrita, equipes de fiscalização de trânsito estarão realizando uma ação que terá como principal objetivo, vistoriar e trazer segurança aos condutores. 

“Vamos intensificar a fiscalização nestes dias da Missa do Vaqueiro, visando trazer segurança ao usuário que respeita as leis de trânsito e coibir os atos de irresponsabilidade no volante”, destacou Laurent Licari (chefe de fiscalização do DER).

Todas as equipes envolvidas na operação estarão trabalhando com um material educativo. Uma forma de levar conscientização a todos os condutores e pedestres que trafegam pelas vias.

Fiscalização de Trânsito - DER_PE

Missa do Vaqueiro 

A missa do Vaqueiro tem sua origem no assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, morto traiçoeiramente nas caatingas do Sítio Lages no município de Serrita-PE.

Hoje, em todo o sertão, cresce o mito em torno do seu nome, consagrado como protótipo do vaqueiro, símbolo de dedicação e coragem.

E o tempo juntou o espírito místico do povo, aliado ao credo do homem à terra, transformando o local da tragédia em constantes romarias. Muitos afirmam que graças foram alcançadas, atribuindo os milagres ao mártir vaqueiro.

No ano de 1971, por iniciativa do Pe. João Câncio, apoiado pelo cantor Luiz Gonzaga primo de Raimundo Jacó, e pelo poeta Pedro Bandeira, famoso repentista do Cariri, realizou-se a Primeira Missa no local em homenagem à Raimundo, bem como à figura do Vaqueiro Nordestino.

01

A Missa do Vaqueiro atualmente atrai Turistas do mundo inteiro durante o mês de Julho e aponta no Calendário de Turismo, como o 2º maior Evento Turístico de estado de Pernambuco.

TV Replay, o que é bom se repete! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>