Saiba os candidatos ao governo de Pernambuco

Pernambucanos terão seis chapas para escolher. Quatro foram lançadas este final de semana, aproveitando até o último minuto para costuras políticas

A corrida para o Palácio do Campo das Princesas vai contar com seis candidaturas, uma delas lançada na última hora, como forma de protesto à aliança entre socialistas e petistas, e que trará como cabeça de chapa o ex-deputado Mauricio Rands (PROS) e, na vice, a ex-vereadora Isabella de Roldão (PDT). 

O grupo que se intitula Pernambuco Que Você Quer - e que já está sendo chamado de terceira via política estadual - foi lançado, no domingo (5) à noite, no empresarial RioMar e reúne siglas como Avante, PDT, Rede e PROS. A chapa terá como candidato ao Senado, o deputado federal Silvio Costa (Avante). 

Chapa do PROS, liderada por Maurício Rands, surge como terceira via - Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Chapa do PROS, liderada por Maurício Rands, surge como terceira via – Crédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Frente Popular
A Frente Popular de Pernambuco também oficializou o projeto de reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), no domingo, após várias movimentações em torno da composição da chapa. A convenção ocorreu no Clube Internacional do Recife. A atual deputada federal Luciana Santos (PCdoB) – antiga aliada dos socialistas – foi apresentada como vice da chapa.

Além do PSB, outros 11 partidos compõem a coligação da Frente Popular: SD, PPL, PMN, PSD, PR, PP, PCdoB, PT, MDB, Patriota e PRP. Recifense, Paulo Henrique Saraiva Câmara tem 45 anos e é formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de Luciana, Paulo terá como companheiros de chapa dois políticos veteranos, que até alguns meses estavam em campo distintos: o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB).

Chapa da Frente Popular de Pernambuco é encabeçada pelo governador Paulo Câmara, que disputa a reeleição - Crédito: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Chapa da Frente Popular de Pernambuco é encabeçada pelo governador Paulo Câmara, que disputa a reeleição – Crédito: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Pernambuco Vai Mudar
A coligação Pernambuco Vai Mudar oficializou a candidatura de Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo de Pernambuco no último sábado (4). O anúncio foi feito na convenção da chapa, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Além do PTB, outros 12 partidos compõem a coligação: DEM, PSDB, PRB, Podemos, PSC, PPS, PMB, PSDC, PV, PSL, PHS e PRTB. 

Natural do Recife, Armando Monteiro Neto tem 66 anos e é formado em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, e em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele exerce mandato de senador por Pernambuco. Armando terá como vice Fred Ferreira (PSC), ligado ao grupo Ferreira – dos irmãos Anderson (prefeito de Jaboatão) e André (deputado estadual). Os senadores da chapa serão os hoje deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). 

A chapa de oposição Pernambuco vai Mudar é liderada pela candidatura de Armando Monteiro Neto ao governo do Estado - Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A chapa de oposição Pernambuco vai Mudar é liderada pela candidatura de Armando Monteiro Neto ao governo do Estado – Crédito: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Esperança Vence o Medo
A coligação A Esperança Vence o Medo lançou candidatura de Dani Portela (PSOL) ao governo de Pernambuco, no último sábado. Além delas, o grupo é formado por outras três mulheres: Gerlane Simões como vice, Albanise Pires (PSOL) e Eugênia Lima (PSOL) como candidatas ao Senado. O anúncio foi feito na convenção da chapa, realizada na Casa Marielle Franco, sede do PSOL, no Centro do Recife. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) também faz parte da chapa majoritária.

Olindense, Danielle Gondim Portela dos Santos é advogada e historiadora formada pela Universidade Católica de Pernambuco e tem mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como professora pela Universidade Federal da Paraíba e como pesquisadora vinculada ao Departamento de Paleontologia da UFPE. Atualmente, a candidata do PSOL atua como advogada popular especializada em questões de violência contra a mulher. Ela atua, ainda, em questões sindicais.

Dani Portela é a candidata da chapa A Esperança Vence o Medo - Crédito: Reprodução/Facebook Dani Portella

Dani Portela é a candidata da chapa A Esperança Vence o Medo – Crédito: Reprodução/Facebook Dani Portella

Rede
A Rede Sustentabilidade oficializou, na última sexta-feira (3), a candidatura de Júlio Lóssio ao Governo de Pernambuco. O anúncio foi feito na convenção do partido, realizada em um hotel no Pina, na Zona Sul do Recife. Nascido em Manaus, no Amazonas, Júlio Lóssiotem 46 anos e é formado em medicina na Universidade Federal de Pernambuco, além de ter especialização em oftalmologia clínica e cirúrgica.

Ele foi eleito prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em 2008 e foi reeleito para o cargo em 2012, em ambos os mandatos como filiado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Desde fevereiro de 2018, é filiado à Rede Sustentabilidade. A Rede não indicou candidatos ao Senado e não possui coligações. 

Julio Lóssio é o candidato pela Rede - Crédito: Reprodução/Facebook Julio Lóssio

Julio Lóssio é o candidato pela Rede – Crédito: Reprodução/Facebook Julio Lóssio

PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou, na última quarta-feira (1º) , a candidatura de Simone Fontana ao Governo de Pernambuco. Seu candidato a vice é o sindicalista Jair Pedro. 

Paulista, Simone Fontana é professora, tem 52 anos e é uma das fundadoras do PSTU em Pernambuco. Formada em pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e pós-graduada em educação e linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela atua na rede estadual de ensino desde 1985 e na municipal desde 1996. Já foi candidata a senadora, a deputada estadual, a prefeita e a vereadora da capital pernambucana, além de ter sido dirigente do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

Por Folhape

Uma ideia sobre “Saiba os candidatos ao governo de Pernambuco

Todos os cometários são de responsabilidade de seus autores e não significa o pensamento da TV Replay. Cada um responderá por suas próprias ações.

  1. É importantíssima a reflexão do eleitor pernambucano. Todo cuidado é pouco. O PSB cometeu uma tremenda burrice fazendo conluio com o PT. O pernambucano não pode mais errar e o nosso povo sofrido está pagando caro por esse erro. Até o presente momento a melhor opção é o PERNAMBUCO QUE VOCÊ QUER. Com Maurício Hands. Vamos mudar para melhorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>