Ribeirão–PE: Muita badalação na 17ª Festa da Agricultura do município

O evento que já é uma tradição, aconteceu no último  domingo (24), na sede da Secretária de Agricultura, no bairro Vila Bandeirantes, na cidade de Ribeirão, Zona da Mata Sul do Estado.

1 2

A festa começou por volta das 9 horas, onde foi servido um café-da-manhã para os agricultores e convidados.

Muita gente da zona rural veio prestigiar o evento, trazendo suas famílias e amigos.

Durante a parte da manhã houve apresentação cultural que teve como principal atração o grupo de capoeira Axé Brasil, grupo rico na arte de dançar capoeira valorizando a cultura local.

3 4 5

Com a apresentação do grupo de capoeira Axé Brasil, muitos agricultores resolveram praticar também e no final se formou uma grande roda.

A todo momento chegavam frutos para participar do concurso que iria premiar os donos dos maiores frutos da festa.

6 7 8

O concurso iria premiar o maior fruto colhido no município; apareceram cachos de bananas com mais de 2 metros de comprimento; mandiocas que mais pareciam serpentes de 1 metro; um pepino gigante com mais de 50 centímetros; uma abobora que chegou a pesar mais de 7 quilos; uma melancia que pelo tamanho e largura mais parecia uma boia marítima; alguns agricultores trouxeram laranjas que mais pareciam melões de tão grandes.

Em função dos diversos frutos apresentados para o concurso, o Prefeito Romeu decidiu não mais fazer um concurso e sim, premiar todos que levaram seus frutos, com isso todos os agricultores se sentiram prestigiados e ficaram felizes pois seria injusto decidir dentre tantos, só um.

Durante o evento, foram realizados sorteios de diversos prêmios exclusivamente para os agricultores presentes.

 9

Maria do Carmo foi uma das agriculturas premiadas; mora no distrito de Aripibú e nos falou sobre como estava se sentindo em relação ao evento:

 10

“É uma festa muito bonita e me sinto prestigiada, ganhei uma carro de mão que muito vai me ajudar na realização do trabalho na roça e no transporte das minhas mercadorias, a festa está muito bem organizada e eu sou uma pessoa de sorte pois com tantas pessoas aqui eu ganhei meu carrinho de mão, só tenho a agradecer ao Prefeito e ao Secretário…”

Conversamos também com o agricultor José Lopes, 58 anos, que nos falou sobre o seu trabalho e a festa:

11

“Nosso trabalho é muito árduo e sofrido, poucos são os que valorizam o trabalhador da terra, hoje me sinto satisfeito com as condições que tenho para realizar meu trabalho e quanto a festa esta mostra que estamos sendo reconhecidos .”

Estava presente ao evento o prefeito da cidade, Romeu Jacobina, que em vários momentos conversou com os agricultores buscando saber das condições de trabalho, do apoio da sua secretaria e do que se poderia fazer a mais em beneficio dos mesmos. Aproveitando este momento nossa equipe entrevistou o prefeito com o objetivo de saber a importância do agricultor local:

 13

“Ribeirão é uma cidade eminentemente agrícola, então eu não poderia deixar de ter como prioridade esses trabalhadores. Essa é 17ª festa da agricultura, a segunda no meu mandato e é com muita felicidade que eu olho para essas pessoas aqui presentes.

Implantamos o projeto no município que coloca na merenda escolar produtos rurais produzidos pelos nossos agricultores, com esta iniciativa valorizamos financeiramente os agricultores, pois agora sua produção é comprada pelo município como também valorizamos nossas crianças, pois em suas merendas reforçamos seu bem estar para que possam crescerem fortes, saudáveis e com um bom rendimento escolar.”

Entrevistamos o Secretário de Agricultura, José Milton, que falou sobre a festa.

14 “A gente está aqui para comemorar junto com os agricultores todas as nossas conquistas e para mostrar para a população todo o nosso potencial.

Isso é uma forma de nos unirmos ainda mais com os agricultores, valorizando seu trabalho e mostrando que esta administração esta atenta aos anseios dos trabalhadores rurais.”

À tarde foi servido uma feijoada, antecedendo o show de Lammec Ávallos. A atração musical encerrou a 17ª Festa da Agricultura.

 17 16 15

12

Reportagem e imagens: Diôgo Nascimento

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>