Ribeirão-PE: O que fazer em caso de queimadura? A equipe do SAMU responde!

A queimadura é uma lesão causada por diversos fatores. Podendo ser térmicos, químicos, através da eletricidade, radiação, entre outros.

Dependendo do grau alcançado, localização e profundidade; a lesão produzida na pele, ossos e/ou músculos, pode desfigurar, causar incapacidades temporárias ou permanentes e em alguns casos levar até à morte.

Entrevistamos Miqueias Anderson, enfermeiro e coordenador da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão, para saber o que fazer e o que não fazer, em casos de queimadura:

20141120_103116

“Um fator importante num caso de queimadura é saber qual o grau em que ela se encontra.

É bom que todos saibam os tipos de queimaduras:

A queimadura de primeiro grau é aquela que não tem formação de bolhas, a região afetada fica apenas avermelhada e dolorosa;

Já a queimadura de segundo grau, além de deixar o local avermelhado e dolorido, tem a formação de bolhas;

E a de terceiro grau é a mais grave, porque além da dor e bolhas, pode ter uma lesão mais profunda, em nível de tecido, músculo e até do osso.

Para os primeiros socorros em qualquer caso de queimadura, é necessário que não façam uso dos ditos populares, como: aplicação de margarina, pasta de dente ou qualquer outro material que não seja apropriado para a área de saúde, o importante é manter a área afetada livre de aquecimento.

Orienta-se sempre, o uso de compressas frias, dependendo do caso, lavar com água corrente e procurar algum serviço de saúde mais próximo, no caso mais grave solicitar o serviço de emergência.”

Dicas para não sofrer nenhum tipo de queimadura:

Não ter exposição ao sol, sem passar o protetor solar;

Não manusear materiais inflamáveis sem o devido cuidado;

Muito cuidado com as crianças, pois elas são muito espertas e curiosas, mantenha sempre materiais químicos, inflamáveis, isqueiros e fósforos fora de ser alcance;

Tenha cuidado ao utilizar o fogão, vela, cigarros, tudo que utilize fogo;

Prestar muita atenção ao soltar fogos de artifício;

Se por acaso aconteça um acidente, com algum parente seu, e você não saiba o que fazer na hora, não se preocupe, procure sempre ligar para: 192; A equipe do SAMU, estará 24 horas à disposição, preparados para qualquer tipo de emergência.

20141120_105014 20141120_105049

Assista, comente, curta, compartilhe e divulgue. Mande sugestões e dúvidas. Nossos contatos:

Facebook: www.facebook.com/centralcidades01

Email: jornalismo@tvreplay.com.br

Portal: www.tvreplay.com.br

Whatsapp: (81)86584586

Reportagem e Imagens: Yuri Raphael

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>