Petrolina-PE: Ecogincana da Compesa ajuda a preservar o meio ambiente

Mais de duas mil latinhas de refrigerante, 100 litros de óleo de cozinha, 176 kg de papelão, 422 pilhas, 206 baterias, 804 pneus e 2.408 garrafas PET. Tudo isso poderia ter ido parar diretamente na natureza, sem nenhum tratamento prévio, não fosse uma ação da Compesa realizada em Petrolina, no Sertão do estado. Todos esses materiais foram recolhidos por 150 alunos da Escola Estadual Poeta José Raulino Sampaio durante a realização do Projeto Socioambiental Ecogincana H2O. Foram dois meses de atividades, que se encerraram na última sexta-feira (29). O material coletado pelos estudantes foi destinado à ONG Ecovale, que se dedica à reciclagem no município.

Além de troféu, a  equipe vencedora ganhou  um passeio de barco pelo Rio São Francisco, com direito a brincadeiras e muito aprendizado. Segundo a coordenadora do Núcleo de Assistência Social da gerência de Negócios do São Francisco, Lucy Calazans, a gincana foi muito produtiva e garantiu, de uma maneira lúdica, o aprendizado para crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois vimos o engajamento de todos. Envolvemos uma grande equipe e, a partir de um tema importante que é a reciclagem, conseguimos incentivar a criatividade e a desenvoltura das crianças e adolescentes. Agora, estão mais conscientes sobre a correta destinação dos resíduos sólidos e a reciclagem desses materiais”, avaliou Lucy, destacando que já estuda a possibilidade de lançar a proposta da gincana em outras escolas da cidade.

COLETA SELETIVA - De acordo com Lucy Calazans, apesar da importância da coleta seletiva, grande parte da população ainda não faz a separação do lixo produzido em casa. De acordo com informações da Central de Tratamento de Resíduos do município, mais de 300 toneladas de lixo chegam diariamente ao aterro sanitário da cidade. “As pessoas ainda agem com um certo distanciamento com relação ao lixo que produzem, o que é preocupante. É preciso que cada morador faça sua parte ainda em casa, separando os materiais secos dos molhados, pois este primeiro trabalho é de nossa responsabilidade enquanto cidadão”, comentou.

Para garantir esta conscientização, a Compesa, através do Núcleo de Responsabilidade Social, vem sensibilizando a população por meio de reuniões e palestras sobre a importância do tratamento desses materiais e os cuidados com a rede de esgoto e de água. 

Um dos temas abordados nestas ações é a destinação do óleo de cozinha usado, que é um dos maiores contribuintes do entupimento da rede coletora de esgoto, bem como a importância da implantação da caixa de gordura. A construção deste equipamento dentro dos parâmetros técnicos é de responsabilidade dos donos de restaurantes. Além disso, a limpeza deve ser realizada periodicamente para garantir o funcionamento eficiente da rede coletora de esgoto.

Para saber como proceder com a instalação da caixa de gordura,  os interessados podem obter essas informações no Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, localizado na sede da gerência, na Avenida Presidente Dutra, S/N, Centro de  Petrolina, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h30.

unnamed (1) unnamed (2) unnamed

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>