Pesqueira-PE: Bispo afasta padre por celebrar missa para maçons

O bispo de Pesqueira, dom José Luiz Ferreira Salles, repudiou, em nota, a decisão do padre José Gomes de Melo, de Sanharó, que, pela segunda vez, celebrou missa em homenagem ao Dia do Maçom, uma atitude que, mais uma vez, causou polêmica entre os beatos e resultou no seu afastamento das funções paroquiais no município e demais funções diocesanas.

1

A cerimônia, realizada no último dia 20 de agosto, revoltou inclusive a imprensa local, como é o caso do site “Pesqueira em foco”, que, em reportagem do dia 26 de agosto, questionou a integridade do bispo e seu comprometimento com a fé católica, levantando a hipótese de o religioso “ser mais um dos ‘irmãos’ das lojas de Pesqueira” e conclamou a população a “manifestar o seu repúdio às autoridades eclesiásticas”.

Segue a íntegra da nota divulgada por dom José Luiz Ferreira Salles:

“Aos padres, religiosos (as), leigos (as) e a todos aqueles que as presentes letras virem, saudação, paz e bênção  em nosso Senhor Jesus Cristo.

A respeito da celebração presidida pelo Pe. José Gomes de Melo realizada em Sanharó no dia 20 do corrente mês, que deu margem a comentários  na internet que denigrem a Santa Igreja, faço saber a todos que lamento profundamente a reincidência neste erro gravíssimo que traz muitos transtornos à nossa Igreja diocesana.

Por ocasião de denuncia sobre fato semelhante ocorrido em Belo Jardim, foram tomadas as medidas cabíveis de admoestação ao padre envolvido naquele triste e reprovável episodio, conforme o Direito Canônico e as orientações da Santa Sé.

Também o Padre José Gomes de Melo foi severamente advertido, está afastado de suas funções paroquiais em Sanharó e das demais funções diocesanas. Ao mesmo, visivelmente arrependido, recomendamos recolhimento, penitência, oração e exigimos retratação perante a Igreja. Imediatamente, o citado padre nos apresentou uma carta escrita, assinada de próprio punho, na qual pede perdão e compromete-se a se retratar publicamente.

Esta Igreja diocesana reafirma a comunhão com a doutrina da Igreja e não permite que seja celebrada qualquer função em união com qualquer associação que não esteja em comunhão com a Doutrina da Igreja. Não é permitido que se realize nenhuma ação litúrgica para a maçonaria nem consentido que sejam apresentados seus símbolos nas celebrações, muito menos que se celebre em ambiente de denominação maçônica.

Os presbíteros desta diocese receberão um comunicado oficial do ocorrido tornando-os cientes de que será determinada a sumária suspensão do padre que porventura cometa qualquer abuso litúrgico ou ouse expor a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo à qualquer situação vexatória desta ou de outra natureza.

Aproveito esta nota para ratificar a fidelidade desta Igreja diocesana à Cristo e à sua Igreja, sempre pronta a testemunhar a fé e anunciar a Boa Nova do Reino, percorrendo os caminhos da missão – frequentemente árduos – para santificar a todos.

Dom José Luiz Ferreira Salles
“Bispo Diocesano.”

Fonte: Blog do Magno Martins

5 ideias sobre “Pesqueira-PE: Bispo afasta padre por celebrar missa para maçons

Todos os cometários são de responsabilidade de seus autores e não significa o pensamento da TV Replay. Cada um responderá por suas próprias ações.

  1. ACREDITO QUE ESTE BISPO EM QUESTÃO ESTA EQUIVOCADO , FALTA LER ,ENTENDER E INTERPRETAR POR UM ANGULO NÃO BAIRRISTA E ARCAICO POIS A VISÃO MUNDIAL DE CATÓLICOS E TOTALMENTE DIFERENTE DESTE BISPO QUE NÃO ESTA PASSANDO DE UM ALIENADOR PARA MENTES FRACAS FICA AQUI O MEU REPÚDIO A ESTA ATITUDE DO BISPO E ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS ENTRE VÁRIOS OUTROS.
    Padres que foram maçons.

    Não ha muito foi publicada a seguinte lista incompleta de padres-maçons brasileiros, em um jornal de Pernambuco, lista que aqui transcrevemos para perpetuação da memória dos que se não julgaram indignos com os vilipendios que ainda hoje lhe são atirados;

    Bispo Azeredo Coutinho 33.`. (Escritor português prelado de Pernambuco.)
    Bispo Conde de Irajá 33.`. (Sagrador, coroador e celebrante do casamento de Dom Pedro II.)
    Conego Dr. João Carlos Monteiro 3.`.
    Conego Francisco L. de Brito Medeiros Campos 3.`.
    Conego Ismael de Senna Ribeiro Nery 18.`.
    Frei Antonio do Monte Carmelo 18.`.
    Frei Candido de Santa Isabel Cunha 18.`.
    Frei Carlos das Mercês Michelli 7.`.
    Frei Francisco de Monte Alverne 33.`. (Maior pregador do século XIX.)
    Frei Francisco de Santa Thereza Sampaio 7.`. (Grande polemista)
    Frei Francisco de São Carlos 33.`.
    Frei Joaquim do Amor Divino Caneca 7.`.
    Frei Norberto da Purificação Paiva 33.`.
    Monsenhor Pinto de Campos .`. (Escritor pernambucano.)
    Padre Albino de Carvalho Lessa 3.`.
    Padre Antonio Alvares Guedes Vaz 18.`.
    Padre Antonio Arêas 3.`.
    Padre Antonio da Immaculada Conceição 3.`.
    Padre Antonio João Lessa 7.`.
    Padre Auliciano Pereira de Lyra 33.`.
    Padre Bartholomeu da Rocha Fagundes 30.`.
    Padre Candido Ferreira da Cunha 33.`. ( 1º Presidente da Constituinte do Brasil.)
    Padre Diogo Feijó 33.`. ( Regente do Brasil, na menoridade de D. Pedro II.)
    Padre Ernesto Ferreira da Cunha 17.`.
    Padre Francisco João de Arruda 3.`.
    Padre Francisco José de Azevedo 18.`. (Inventor da primeira maquina de escrever.)
    Padre Francisco Marcondes do Amaral 3.`.
    Padre Francisco Peixoto Levante 15.`.
    Padre Guilherme Cypriano Ribeiro 3.`.
    Padre Januário da Cunha Barbosa 7.`. ( Orador sacro, fundador do Instituto Histórico Brasileiro. )
    Padre João da Costa Pereira 3.`.
    Padre João José Rodrigues de Carvalho Celeste 7.`.
    Padre Joaquim Ferreira da Cruz Belmonte 33.`.
    Padre José Capistrano de Mendonça 30.`.
    Padre José da Silva Figueiredo Caramurú 32.`.
    Padre José Luiz Gomes de Menezes 33.`.
    Padre José Roberto da Silva 3.`.
    Padre José Sebastião Moreira Maia 3.`.
    Padre Lourenço de Albuquerque Loyola 3.´.
    Padre Manoel Cavalcante de Assis Bezerra de Menezes 3.´.
    Padre Manoel Telles Ferreira Pita 7.´.
    Padre Paulo de Maia 3.´.
    Padre Thomaz dos Santos Mariano Marques 3.´.
    Padre Torquato Antonio de Souza 3.´.
    Padre Vicente Ferreira Alves do Rosário 33.´.
    Vigário Eutychio Pereira da Costa 33.´. ( Deleg. do Grão Mestre no Pará em 1.877 – Bol G.O.B. 1.918 pág. 1.123.)
    (Garantimos a autenticidade dos presentes nomes, pois se acham registrados na Grande Secretaria Geral da Ordem no Rio de Janeiro – Do Popular ( Victoria, de 16 de Maio de 1.908.)

    Padre Vicente Gaudinieri ( Iniciado na Loja Modestia nº 0214, em Morretes, transferido para Palmeira-PR, onde, por coincidência em 1º/02/1.898 foi fundada a Loja Conceição Palmeirense, a qual mais tarde, mudou o nome para Loja Moria. Participou como fundador da Loja Luz Invisível, está registrado no Livro de Obreiros nº 1, na página nº 23.)

    Padre Guilherme Dias ( A Loja Luz Invisível nº 33 – Curitiba, possue correspondência deste irmão, quando passou a residir na cidade de Ponta Grossa.)

    Bispo Claudio, nome de batismo: Claudemir Pereira do Nascimento ( Dom Claudio de Deus ) – Iniciado em 15/05/1975, na ARLS BEITH-EL nº 1.788, subordinada ao Gr.·. Or.·. SP, posteriormente por solicitação do Grão Mestre, filiou-se na ARLS RETIDAO E PRUDENCIA nº 2.143, onde ocupou diversos cargos, inclusive o de V.·.M.·.. Em 1996, recebeu o Grau 33. Foi condecorado com o título de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa, o qual recebeu em Barcelona, Espanha através do Grande Prior de Portugal. – Continua ativo na ARLS JEAN BAPTISTE WILLERMOZ 626, juridicionada a GLSP, onde, tambem exerceu o cargo de V.·.M.·.. Filiado à ARLS VALE DO NILO n° 23 – em Japeri, Estado do Rio de Janeiro, sob auspícios da GLMERJ em 15 de dezembro de 2.010. Membro ativo do Corpo Filosófico OLIDIO SAMPAIO COELHO, em Japeri, RJ.

    Bispo Boanerges Waldemar Bueno, nome de batismo: Waldemar Martins Bueno de Oliveira ( Dom Boanerges Waldemar Bueno ) – Iniciado em 29/09/1986, na Loja Marques do Herval nº 114 – Osasco-SP, subordinada a Grande Loja do Estado de São Paulo. Participou como Fundador das Lojas: União e Lealdade nº 547; Jean Baptiste Willermoz nº 626; ainda, do Grande Capítulo dos Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo; do Grande Priorato Soberano do Brasil das Ordens do Templo (Ordem do Templo – Atual Grande Registrador), Armado Cavaleiro Templário na Preceptoria Dom Diniz Nº. 17 jurisdicionada ao Grande Priorardo Templário de Espanha. Ainda, participou como fundador: Grande Loja dos Maçons da Marca do Estado de São Paulo ( Atual Grande Capelão ).
    Membro (Fundador) do Grande Priorato do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa. Membro ativo do The Gran College Of The Royal Arch Knight Templar Priest Of Order Wisdon ( Inglaterra ) Tabernáculo Novo Mundo Nº. 227 – ( Atual I Pillar ). No dia 19/09/2012, recebeu o Grau Vº da ordem dos Maçons Operativos (Inglaterra)(Rough Masons,Wallers, Slaters, Paviors, Plaisterers and Bricklayers ). The Worshipful Society Of Free Masons – South America – Brazil. Lodge Of menatzchim or Super Intendent Vº

    NOV
    4
    PADRE CATÓLICO INGRESSA NA MAÇONARIA – CEARÁ
    fonte: netcina.com.br

    A Ordem Maçônica Milenar, durante sua longa história teve sempre como grande rival a Igreja Católica Apostólica Romana. Por ser uma associação secreta e fugir do controle de todos; os católicos, nunca aceitaram e por não ter conhecimento das ações e de sua filosofia espalharam os mais absurdos boatos sobre a maçonaria. Quando um religioso resolvia ingressar na ordem secreta, logo era visitado por religiosos fazendo de tudo, com o objetivo de desestimular o profano a ingressar na maçonaria.

    Hoje mesmo vivendo na era da tecnologia, do progresso, etc… a falta de conhecimento de muitos, ainda faz pensar, que a MAÇONARIA tem práticas absurdas.

    O recado direto da maçonaria da região norte, do estado do Ceará, faz cair por terra, toda rejeição no meio católico.

    Ingressou na Ordem Maçônica, na Loja Humberto Taumaturgo Dias Nº 37, do Oriente de Reriutaba, o padre CÍCERO GOMES DE SOUZA. O novo irmão iniciou no dia 09 de setembro de 2011 em Reriutaba.

    O padre ou irmão Gomes teve uma passagem de seis meses em Ipu, sendo auxiliar do Mons. Moraes em 2007, na paróquia de São Sebastião. Ordenado na Espanha em 2010, atualmente, o Padre Gomes mora em Reriutaba.

    Afirma que ingressou na Ordem maçônica, depois de várias consultas da filosofia maçônica e que tem observado em Reriutaba, que todo maçom tem um comportamento diferenciado. “É um homem de paz, compreensivo e de muito amor” disse o padre sobre os irmãos.

    O padre irmão esteve na cidade de Ipu fazendo uma visita aos irmãos da Loja Vigário Bartolomeu Fagundes Nº 35, Oriente de Ipu, no dia 25.10.2011. Na oportunidade foi recepcionado pelas luzes da loja.
    Se algum religioso tem dúvidas da ordem maçônica, pergunte ao Padre maçom “Gomes”.
    Postado há 4th November 2011 por jose lopes

    • meu ir… queria você manda si alguma resposta. pra mim tem pessoas que não que acreditar que tem padre na maçonaria.
      mandi uma resposta para que eu. posa explica para os profanos.(Sou de Pombos PE, aguardo resposta. T.F.A.)

  2. Engraçado, mas não publica uma nota de repúdio pela omissão da Igreja na triste época do nazismo, onde jamais alçou-se em fazer sequer uma denúncia pública das atrocidades que os nazistas estavam cometendo. Quem é leigo em história pesquise o Papa Pio XII ( “Quando Hitler assumiu o poder em 1933, foi o próprio Papa Pacelli quem supervisionou os termos da concordata, assinada em 20 de julho de 1933, redigidos pelo então, Monsenhor Gröber, o “bispo nazista”(der braune Bischof), de Fribourg, que, a pretexto de garantir seguranças aos católicos, tirou o Führer dos nazistas do isolamento diplomático em que se encontrava nos primeiros momentos da sua ascensão”).

    Lembram da Inquisição? Das Cruzadas? haja vista o numero de denúncias de pedofilia envolvendo sacerdotes, que se por um lado são atitudes individuais, por outro geram o sistemático acobertamento dos casos pelas cúpulas da ICAR ao redor do mundo.

    A igreja católica tem fatos terriveis comprovados ao longo da História e tem muito do que pedir perdão, antes de apontar/julgar o dedo para outros – Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>