Pernambuco: IV Geres promove capacitação sobre Chikungunya

A IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres) realiza amanhã (23), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma capacitação sobre o Chikungunya, doença que possui sintomas semelhantes aos da dengue.

O evento, que contará com a participação de membros das Vigilâncias em Saúde e da Atenção Básica dos 32 municípios que compõem a IV Regional de Saúde, tem como objetivo repassar a todos os participantes informações e ações que estão sendo realizadas para combater a doença, embora o Estado de Pernambuco não tenha registrado nenhum caso do Chikungunya.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde da IV Geres, Efrain Naftali, a febre Chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. “Nossa capacitação irá alertar os municípios sobre a doença, mas principalmente, irá alertar para que todos redobrem a vigilância para o combate à dengue, já que o Aedes Aegypti é também seu transmissor”, explicou.

Chikungunya – Apresenta sintomas semelhantes aos da dengue como: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dores de cabeça, apatia e cansaço. No entanto, a diferença desse tipo de febre está no acometimento das articulações, ou seja, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor no local.

unnamed-329

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>