Novo Bispo de Caruaru será empossado neste sábado (21)

Foi divulgada a programação da posse do novo bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes. O evento será neste sábado (21), na Catedral Nossa Senhora das Dores. A programação da posse inicia-se a partir das 14h30, com uma coletiva de imprensa, na Igreja do Convento, bairro Divinópolis. Em seguida, às 15h30, o público acompanhará o cortejo em carro aberto, com a presença do novo bispo e de autoridades. O cortejo sairá da Avenida Agamenon Magalhães e segue até a Catedral, na avenida Rio Branco.

0350E9A7-F165-466C-81BF-9EB29CBD4A21

Logo após, às 16h, será realizada a posse canônica na Catedral Nossa Senhora das Dores. De acordo com a Diocese, nesse momento, telões serão espalhados no entorno para que o público acompanhe a posse. O acesso ao interior da Catedral será restrito aos bispos, padres, seminaristas, autoridades e imprensa credenciada. A cerimônia se encerra com a Concelebração Eucarística presidida por Dom José Ruy, em frente à Catedral, a partir das 17h.

A avenida Rio Branco será interditada parcialmente a partir das 5h, no trecho entre o Palácio Episcopal e a Catedral. A partir das 13h, haverá também a interdição do trecho subúrbio/Centro até o Grande Hotel. A avenida Agamenon será interditada, parcialmente, sentido subúrbio/Centro, na altura da Italiana Veículos, a partir das 14h. Ela será reaberta a partir do momento em que o cortejo for finalizado.

Dom Ruy descreveu o sentimento de participar deste momento histórico para os 19 municípios que compõem a Diocese de Caruaru. “Estimado povo de Deus. Estamos nos aproximando da posse do quinto bispo desta Diocese. No coração de um cristão, deve existir mais esperança do que expectativa. E o que alimenta a nossa esperança é a fé e o amor. Naturalmente que, do ponto de vista humano, existe a expectativa nos novos projetos e, de fato, muda algo. Muda àquele que vai à frente com o cajado, com o báculo, muda o olhar de um europeu para um nordestino. Então, as mudanças ocorrem, naturalmente. Mas todas elas firmadas na fé, fé da igreja, fé dos apóstolos, para que desse modo a igreja seja aquilo que ela sempre deve ser: um instrumento, um canal de salvação. Por tanto, queridos irmãos, à medida que se aproxima o dia 21 de setembro, nós vamos cultivando a esperança em Deus. Que Maria, a porta do céu, a mãe da esperança, nos ajude sempre nessa caminhada. Amém!”, afirma.

O epíscopo irá substituir Dom Bernardino Marchió, que se tornará bispo emérito. Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.
No dia quatro de julho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo Diocesano de Jequié e recebeu a ordenação episcopal em sete de setembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo como sagrante principal o Bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes.

Confira a programação completa:

14h30: Coletiva de imprensa
15h: Cortejo em carro aberto partindo do início da Avenida Agamenon Magalhães
16h: Posse canônica na Catedral Nossa Senhora das Dores
17h: Concelebração Eucarística presidida por Dom José Ruy, em frente à Catedral



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>