Garanhuns-PE: Cartilha lançada pela V GERES servirá de exemplo para demais regiões do estado

O secretário estadual de Saúde, Dr. Iran Costa, participou nesta quarta-feira (19), do lançamento da Cartilha do Coordenador da Atenção Básica, editada pela V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns. O projeto é pioneiro no estado, e servirá de modelo para as outras regionais. Voltada para os gestores da Atenção Primária que atuam nos 21 municípios de abrangência da V Regional, a publicação foi elaborada com intuito de direcionar e esclarecer quanto ao papel e atribuições do coordenador, que deve gerenciar uma Atenção Primária fortalecida, acolhedora e resolutiva na gestão e no cuidado com o usuário nas demais Redes de Atenção.

DSC_2186 IMG-20150819-WA0017 (1) IMG-20150819-WA0022 (1) IMG-20150819-WA0037 (1)A coordenadora de Atenção Básica, Janaína Ramos, contou com as residentes Luíza Isley Almeida dos Santos e Maurianny Palmeira da Costa e, no processo de elaboração da cartilha, diversas outras pessoas puderam contribuir com informações que complementaram a publicação. No evento de lançamento, Janaína recebeu uma homenagem especial da Gerência Regional, Dra. Catarina Tenório e do próprio Secretário de Saúde, Dr. Iran Costa, que elogiou a cartilha, afirmando que o exemplo de superação e de oferecer melhores condições de trabalho, mesmo neste momento de crise, devem servir de motivação para todos que trabalham com a saúde pública.

“A gestão de saúde é dinâmica e se faz necessária a busca pela atualização contínua dos gestores e trabalhadores do SUS, visto que novas políticas públicas, portarias e decretos, fazem parte da atividade cotidiana em busca de novas alternativas e soluções. A integração das ações e serviços que compõem a assistência à saúde municipal é fundamental para organizar e qualificar a assistência prestada ao usuário”, explicou a gerente da V Geres, Catarina Tenório.


O evento contou com representantes das Secretarias de Saúde dos 21 municípios da abrangência da V GERES, principalmente os coordenadores municipais de Atenção Básica. Também prestigiaram a solenidade o Reitor da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão, o diretor do Hospital Dom Moura, Luís Melo, o Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, a exemplo da Dra. Ricarda Samara, secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Dr. Mário Moreira, diretor geral de regionalização, Juliana Lopes e Silvânia Monteiro, que representou a Gerência de Expansão e Qualificação à Atenção Primária. Itamar Lages da Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, dentre outros representantes de instituições ligadas à saúde e educação.

DSC_2207 DSC_2212 DSC_2220

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>