Gameleira-PE: Secretário de Agricultura fala sobre coleta de lixo

A equipe de jornalismo da TV Replay esteve na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua Mendes de Sá, no Centro de Gameleira-PE, para saber como o município vem tratando a coleta seletiva de lixo, bem como os benefícios oferecidos aos munícipes.

Em entrevista, Paulo de Tarso Leite, Secretário de Agricultura, Reforma Agrária e Meio Ambiente no município, enfatizou o trabalho social sobre a coleta seletiva do lixo que vem desempenhando a frente da Secretaria.

Imagem2IMG10119

“A Secretaria vem desempenhando um brilhante papel, que é muito importante na cidade, ou seja, uma atividade com os catadores de lixo, resíduos sólidos e outros materiais recicláveis.

Nossa secretaria está dando um apoio diferenciado a essas pessoas que sobrevivem da coleta seletiva de lixo em Gameleira.

Acabamos com um lixão que existia aqui no nosso município, na gestão passada, os catadores viviam neste lixão.

Respectivamente, com o encerramento do lixão, planejamos e trouxemos um novo caminho para aqueles que dependiam dessa atividade, e para isso, pensamos em dar apoio à essas pessoas em prol da sua subsistência e maior qualidade de vida, daí vimos junto com o ITEP- Instituto Tecnológico de Pernambuco e a  Secretaria de Meio Ambiente do Estado que tem desenvolvido alguns projetos,  entre eles, o  “Recicla Pernambuco”.

Dentro desse projeto, nós alugamos um galpão para guardar os materiais recicláveis que os catadores coletam no município.

Doamos balança, armários, EPI’s, fardamento, carroças e agora junto com a Secretaria de Meio Ambiente, outro projeto chamado “Relix”, doamos duas bicicletas com carrocinha chamada Cicrolix (há um aplicativo que as pessoas podem baixar e entrar em contato com os catadores) que é justamente para ajudar os contemplados que atuam nas atividades de coleta seletiva do lixo, já que o município é grande).”

Imagem4Imagem3“Além disso, toda quinta-feira temos um caminhão baú trafegando nas ruas juntamente com os catadores, recolhendo  esses materiais separados pela população.

Pedimos a toda população para separar o lixo orgânico do inorgânico para facilitar o processo de coleta pelos catadores.”

A cidade agora pode contar com o apoio de uma equipe de catadores especializada em separar o lixo, minimizar o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente, gerar empregabilidade e lucratividade para os filhos de Gameleira.

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do volume de lixo para disposição final.

O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.

A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

A TV Replay, agora faz parte da vida dos gameleirenses, dessa forma a notícia será noticiada todos os dias e em todos os momentos, fazendo com que Gameleira possa se comunicar em tempo real e deixar assim seus moradores informados de tudo que acontece e em todos os lugares.

Assista, comente, curta, comente e divulgue. Mande sugestões e denúncias. Nossos contatos:

Facebook: CENTRAL GAMELEIRA

Email:jornalismo@tvreplay.com.br

Portal:www.tvreplay.com.br

Watssapp: 81 – 99317525

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>