Frotas do Samu de 19 estados serão renovadas com 340 ambulâncias

O presidente Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciaram, a doação de 340 ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192. De acordo com o governo, essa reposição deve custar mais de R$ 67 milhões. Essa ação tem base no critério de tempo de uso dos veículos e pretende substituir os que têm até cinco anos de circulação sem renovação.

1

Além do Rio Grande do Sul, frotas do Samu de 18 estados de todas as regiões brasileiras vão ser contempladas: São Paulo e Rio de Janeiro, na região Sudeste; Santa Catarina e Paraná, no Sul; Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste; no Nordeste, receberão novas ambulâncias Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Maranhão e Alagoas; e na região Norte, as frotas do Samu no Pará, Acre e Roraima serão reforçadas.

Do total de 340 ambulâncias, 204 são novas e 136 são as que prestaram atendimento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado.O termo de doação com a lista dos municípios contemplados e com o prazo que os gestores terão para buscar os veículos ainda vai ser publicado no Diário Oficial da União. Caso esse tempo não seja cumprido, o Ministério da Saúde fica autorizado a fazer o remanejamento das ambulâncias para outras regiões que precisam renovar suas frotas.

Atualmente, um pouco mais de três mil ambulâncias do Samu estão em funcionamento em três mil municípios brasileiros para socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades de urgência ou emergência em Saúde. Ainda segundo dados do Ministério da Saúde. o Brasil conta ainda com 226 motolâncias, 13 equipes de embarcação e 7 equipes aeromédicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>