Caruaru-PE: Senador Douglas Cintra vai à Câmara e Vereadores fazem apelo em prol da população

O senador Douglas Cintra (PTB) participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru, nessa quinta-feira (19.11). Na ocasião, o parlamentar prestou contas acerca de seu mandato no Senado e também ouviu demandas e questionamentos de praticamente todos os vereadores do poder legislativo municipal. A crise hídrica e a situação do Hospital São Sebastião foram alguns dos temas abordados pelos edis. Além disso, o senador falou sobre a atual crise política e econômica do Brasil. O convite para a palestra partiu do vereador Jaélcio Tenório (PRB), líder do governo, e a coordenação foi mediada pela Mesa Diretora.

DSCN1893

A questão do abastecimento de água foi trazida pelo presidente da casa, vereador Leonardo Chaves (PSD). Ele criticou que o projeto de levar água da barragem de Pirangi, em Escada-PE, para a Barragem do Prata “não sai do papel”. De acordo com estudos, a obra custa R$ 60 milhões. Posteriormente, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) alertou para a possibilidade de a Barragem do Prata atingir o volume morto em quatro meses. Em resposta aos parlamentares, Cintra testificou já ter conversado com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, acerca desse tema.

“O governo tem ciência do risco que estamos passando”, pontuou.

DSCN1962

Desta feita, o vereador Jaélcio Tenório propôs que a Casa tomasse medidas contundentes para chamar a atenção no tocante à falta de água no município. Ele sugeriu que o senador articulasse uma reunião com o governador do Estado para procurar saídas para a crise hídrica, com a participação de todos os vereadores, tanto da base quanto da oposição.

“Talvez a preocupação do governador seja grande, mas a nossa é maior. Caso não sejam tomadas medidas urgentes, a sociedade irá cobrar de nós, pois é nossa responsabilidade encontrar soluções para os problemas do povo”, destacou. Cintra mostrou-se favorável à ideia, observando que, na política, as ações acontecem mediante insistência. “Acho importante que seja cobrado um posicionamento do governador sobre isso”, ressaltou.

DSCN1899Por sua vez, o vereador Demóstenes Veras (PSD) pediu que o senador fizesse coro à sua luta em defesa da reconstrução e reestruturação do Hospital São Sebastião, cuja reforma se estende há sete anos e a reinauguração tem sido postergada pelo Governo.

“Anteriormente, fora dito que o hospital seria reinaugurado neste mês de novembro. Ora, o mês já está acabando e ninguém deu sequer um ‘pio’ sobre isso”, disse.

Assim sendo, o senador se prontificou de telefonar para o secretário de Saúde do Estado, José Iran, e procurar informações sobre o assunto. Mesmo assim, Cintra observou que Pernambuco está com dificuldades na área econômica, lembrando que o estado fechou 2014 com um déficit fiscal de R$ 2 bilhões (antes mesmo da crise nacional).

DSCN1892

O senador também se pronunciou sobre o momento político atual. Ele apontou que o Congresso necessita debater temas estruturantes, a exemplo da taxa de juro e da reforma tributária.

“É preciso que o debate aconteça de maneira serena e racional, para que se retome o crescimento econômico. Mesmo com as dificuldades existentes atualmente, quero trazer uma palavra de esperança. Acredito que o Brasil apresentará um clima econômico mais ameno a partir do próximo ano, o que será bom para todos”, opinou.

Os vereadores salientaram a responsabilidade e o destaque que o caruaruense tem obtido na Câmara Alta. Cintra também parabenizou a postura dos integrantes da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

“Sabemos que a oposição deve cumprir seu papel, mas vemos que os vereadores de Caruaru debatem o município, o que nem sempre acontece em Brasília”, comparou, referindo-se aos entraves nas discussões nacionais devido a interesses pessoais ou partidários de alguns políticos.

Cintra ainda prestou contas de seu mandato no Senado Federal. Ele é relator de 47 projetos de lei, entre os quais o Marco da Biodiversidade e a negociação coletiva na administração pública. Cintra também é autor de projetos como a criação de uma lei nacional única para concursos públicos e a modernização do Código de Defesa do Consumidor. O petebista é membro titular de cinco comissões (Assuntos Econômicos, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Nacional e Mudanças Climáticas), suplente em quatro (Constituição e Justiça, Desenvolvimento Regional e Turismo, Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária), bem como é relator da subcomissão de Obras Inacabadas, integrante da subcomissão de acompanhamento das obras da Usina de Belo Monte, integrante das CPIs do Carf e do Assassinato de Jovens (suplente), presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo e membro do conselho do Projeto Jovem Senador.

Fonte: Jénerson Alves de Oliveira

Confira!

Douglas Cintra Douglas

Nova Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>