Caruaru-PE: Saúde apresentou o movimento “Nascer Bem” ao Ministério Público

A Secretaria de Saúde apresentou, no final da tarde desta última segunda-feira (14), a proposta do movimento “Nascer Bem em Caruaru” ao Ministério Público. Participaram do encontro o Promotor da Saúde, Paulo Augusto; a Secretária de Saúde, Aparecida Souza; a diretora da Atenção Básica, Edilene Chaves, a diretora da Atenção Especializada, Ana Elizabete, além do médico e professor da UFPE, Isaías Souza.

O movimento é uma ação coordenada pela Secretaria de Saúde, mas que envolverá os diversos setores da sociedade, entre eles o Ministério Público, UFPE, Conselhos da Mulher e da Saúde, no sentido de que o município possa implantar ações que garantam um parto humanizado às gestantes. Essas instituições irão integrar um Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno Infantil.

Uma série de ações já está prevista a pequeno, médio e longo prazo. As ações de pequeno prazo já começaram a ser implantadas desde o final do ano passado, a exemplo da instalação da Casa de Apoio à Gestante. “Outros passos serão dados nos próximos meses. Faremos uma visita a uma maternidade de referência em Belo Horizonte, a Sofia Feldman. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e direção acompanhará de perto como é o trabalho dessa maternidade. A Sofia Feldman é uma maternidade reconhecida nacionalmente pelo excelente trabalho desenvolvido no que se refere ao parto humanizado.”, informa aparecida Souza.

O Promotor da Saúde, Paulo Augusto, avalia a ação do movimento como positiva. “Isso mostra que o município está se preocupando com a questão do parto humanizado. Eles fizeram uma apresentação que demonstra que vários vieses estão sendo levados em consideração, desde a criação de protocolos internos até o envolvimento da sociedade nesse debate, além da inserção da UFPE nesse processo. Então, eu acredito que com a conclusão dos trabalhos teremos bons resultados.”, declara o promotor.

749-360-19486469

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>