Caruaru-PE: Projeto cultural ganhará bairros da cidade e zona rural

Nada melhor que proporcionar cultura, lazer e oportunidades futuras de renda às comunidades. E pensando nisto, a Fundação de Cultura e Turismo criou o Núcleo de Ações Culturais – NAC. O núcleo consiste justamente na fomentação da cultura, de modo que a iniciativa pública vai até os bairros e zona rural, conhece a realidade do povo e traça estratégias culturais para cada espaço.

É exatamente com esse mote que o NAC irá trabalhar. “Inicialmente, pretendemos atingir 25 bairros por semana. Ofereceremos oficinas totalmente gratuitas de teatro, dança, artes visuais (fotografia, cine clube e animação), tudo sem sair da comunidade. As pessoas desses bairros periféricos e zona rural iam à Fundação e perguntavam o motivo de só ter oficina na Casa da Cultura. Diziam que as crianças têm vontade de participar, mas que é muito distante. Daí surgiu a ideia”, lembrou o diretor de Ações Culturais, Djair Vasconcelos.

O projeto foi apresentado no início deste mês ao prefeito, e ontem veio a boa notícia: a realização do NAC foi aprovada. O melhor de tudo é que todos os bairros serão beneficiados igualmente. “Primeiro, faremos visitas técnicas para conhecer a realidade da comunidade. Em seguida, iniciaremos as inscrições para os cursos. Nossa primeira visita é hoje. E esperamos iniciar as turmas após o carnaval”, explicou Vasconcelos.

Para o prefeito José Queiroz, “ir ao povo é uma forma de investir na cidadania. É a cultura como instrumento da cidadania”. E o NAC vai ao povo, conhecer a realidade de cada comunidade e desenvolve atividades nestes espaços. Queiroz completou, “nós fazemos questão de investir em cultura e preservá-la em nossa cidade. Só para lembrar, apoiamos os artistas em todas as etapas da inserção de Caruaru no Sistema Municipal de Cultura; estamos sempre presentes no fortalecimento da classe artística, possibilitando apresentações semanais na Estação Ferroviária; fizemos uma conferência de cultura com discussões proveitosas e que já tiveram resultados; além das oficinas que estamos oferecendo rotineiramente na Casa da Cultura”, pontuou.

unnamed

Foto: Rafael Lima/PMC

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>