Caruaru-PE: OAB convoca vereadores e associações para discutir Acessibilidade

A Semana da Pessoa com Deficiência, que segue até o dia 28 deste mês, em Caruaru começou com uma Audiência Pública sobre Acessibilidade na Câmara dos Vereadores. O debate foi uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Caruaru dentro da programação do mês do advogado e teve como objetivo discutir melhorias em relação a acessibilidade prevista por lei e que não estão sendo respeitadas na cidade.

 1

A reunião teve a participação de representantes de entidades como a Associação de Portadores de Deficiência de Caruaru (Apodec), Associação Caruaruense de cegos (ACACE), familiares e pessoas com deficiência, o presidente da URB Aldo Arruda representando o poder executivo, Cirone Rodrigues, coordenador de Defesa Civil da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Caruaru (DESTRA) e os vereadores Zé Ailton (PDT), Gilberto de Dora (PSB), Neto (PMN), Marcelo Gomes (PSB), Jajá (PPS), Romildo Oscar ( PTN) e o presidente da Casa, Leonardo Chaves ( PSD), além do presidente da OAB, Almério Abílio e demais membros da OAB/Caruaru. 

Pessoas que assistiam a audiência reclamam da falta do tratamento igualitário, que seria um direito comum e que não está sendo respeitado principalmente em relação a mobilidade urbana. Segundo eles, ainda há poucos ônibus com elevador de acessibilidade e  faltam vagas destinadas a deficientes em locais como shoppings, bancos, igrejas e até orgãos públicos como INSS, Prefeitura, DESTRA, entre outros, o que viola os direitos da Pessoa com Deficiência. 

A partir dos depoimentos feitos na audiência pública os vereadores de Caruaru se comprometeram a fazer um relatório que será enviado aos órgãos municipais responsáveis. “A OAB irá intermediar esse contato mas também fiscalizar se essas ações estão sendo cumpridas”, disse o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com deficiência, Efigênio Medeiros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>