Caruaru-PE: Instrutores de autoescolas do agreste participam de capacitação

 Numa parceira entre a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Banco Itaú/Programa Pedala PE, foi aberto hoje (16), em um hotel em Caruaru, pelo diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que na ocasião representou o secretário das Cidades, deputado federal André de Paula, o curso “Bicicleta como modal de transporte”.

A capacitação que está sendo ministrada por técnicos de educação do DETRAN-PE e do Programa Pedala PE, é destinada aos instrutores de autoescola credenciados pelo Órgão. Com carga horária de 4h/aula e vai beneficiando um total de 2.541, nos turnos, manhã, tarde e noite. Na Capital e Zona da Mata o curso foi realizado na sede do DETRAN, no bairro da Iputinga, zona oeste de Recife. Já no Agreste, os instrutores serão capacitados em Caruaru, de hoje até 20 de março, e no sertão, no período de 24 a 27 de março, no município de Petrolina.

De acordo com o diretor presidente, essa ação é mais um passo para materializar o compromisso do Governo Paulo Câmara com o ciclista. Ele disse ainda que, no mês de abril, o pátio de exames práticos do Órgão contará com bicicleta para que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possam ser avaliados com relação aos cuidados que deverão ter com ciclista, a exemplo da preservação da distância regulamentar de 1,5 m exigida pela legislação de trânsito. Charles acrescentou ainda que, a autarquia investirá no aperfeiçoamento dos condutores de transporte escolar e fará parcerias com as prefeituras para reforçar a educação de trânsito nos municípios. “Queremos, ver, num futuro próximo, esses investimentos refletidos na melhoria dos condutores e da mobilidade urbana”, concluiu.

Já o Cel. Jailson Pacheco, presidente da DESTRA – Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, representando o prefeito do município de Caruaru, José Queiroz, destacou que a parceria é um marco na promoção da sociabilidade e da cidadania. Uma vez que a capacitação é a melhor forma de prevenção.

Além da coordenadora do Escritório da Bicicleta de Pernambuco, Roselly Almeida, que na ocasião fez uma explanação sobre “Bicicleta como modal de transporte”, e exibiu um vídeo institucional. Estiveram presentes o Diretor Geral Adjunto do DETRAN, Sebastião Marinho; o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores – CFCs, Igor Valença; o coordenador da CIRETRAN de Caruaru, Luciano Ferro; e os coordenadores de Articulação Municipal e de Educação de Trânsito do DETRAN, respectivamente, Lázaro Medeiros e Luciana Carvalho.

Confira!

1 2

TV Replay, o que é bom se repete!

Texto: Jô Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>