Caruaru-PE: Diretoria de Meio Ambiente esclarece sobre os tipos de poda

É cada vez mais frequente encontrar pessoas realizando procedimentos de poda de forma irregular em árvores da arborização pública plantadas nas calçadas, nas ruas ou até mesmo nas praças. Mas, esse tipo de conduta é considerada crime ambiental por colocar em risco a saúde das árvores e causar riscos de acidentes.

De acordo com a lei municipal nº 2916 art.1º, é proibida a poda, corte, derrubada, remoção ou sacrifício das árvores da arborização pública, compreendendo ruas, avenidas, logradouros, jardins e parques públicos.

Atualmente, esses serviços são de atribuição específica da Diretoria de Meio Ambiente de Caruaru e da Celpe, onde a escolha do procedimento é determinada por técnicos especialistas no assunto.

O tipo de poda realizada pela Celpe é a poda de limpeza de rede. Ela é necessária porque evita curto-circuito, interrupção no fornecimento de energia, queima de eletrodomésticos e riscos para os pedestres. Esse tipo de poda é realizada exclusivamente pela companhia e pode ser solicitado através do número de prontidão: 0800 081 0196.

Quanto às podas realizadas pelo município, elas têm como objetivo evitar o tombamento, equilibrar as copas das árvores e realizar a erradicação nos casos onde há o comprometimento da estrutura das árvores. Esse procedimento é realizado gratuitamente pela prefeitura e pode ser solicitado através dos números: 3701-1549 ou 8648-3536.

unnamed (1) unnamed (2)

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>