Caruaru-PE: Comitiva da Prefeitura fez visita técnica ao Porto Digital

Uma comitiva formada pelo vice-prefeito Jorge Gomes e por oito secretários municipais estiveram no Recife, nesta segunda (02), para uma visita técnica ao Porto Digital, localizado no Recife Antigo. O grupo foi recebido pelo diretor presidente Francisco Saboya, que explicou detalhadamente o funcionamento do Parque Tecnológico, que conta com 250 empresas, 500 empreendimentos e 7.100 colaboradores. Em seguida, a comitiva foi conferir de perto o Porto Mídia, um braço do Porto Digital, localizado no mesmo bairro, que tem uma estrutura completa e moderna para edição de filmes, animação e games, além de abrigar as empresas incubadas.

Durante o encontro, Saboya explicou que Caruaru reúne características que referendam a implantação de uma unidade similar no município. “Caruaru tem forte interação com o setor produtivo, uma academia viva e a parte governamental sólida, eixos fundamentais para o sucesso do projeto”, afirmou. Entre os objetivos de interiorizar o Porto Digital estão a possibilidade de oferecer novas oportunidades para os jovens das cidades do interior empreenderem após sua formação técnica ou superior; criar bases para um modelo de desenvolvimento econômico local baseado no conhecimento, criatividade e inovação, além de reforçar o compromisso com a estatística de redução de desigualdades sub-regionais.

Em Caruaru, a unidade será chamada de Armazém da Criatividade e terá um mix de funções: educação, uma vez que será um espaço de formação continuada; empreendedorismo, com a instalação de incubadoras;  experimentação (laboratórios de alta tecnologia para suporte à criação e inovação); empresarial (salas e espaços comerciais para empreendimentos inovadores oriundos das incubadoras, das universidades ou do mercado); coworking (espaços de encontro e trabalho cooperado) e ainda possibilidade de crédito.  A ideia é que o Armazém da Criatividade seja instalado na antiga fábrica Caroá, onde atualmente funciona a Fundação de Cultura. “O prédio antigo, histórico, ganhará um novo significado com a instalação de uma fábrica de ideias, tecnologia e informação. Os jovens de Caruaru terão a oportunidade de sair das faculdades e universidades com grande possibilidade de sucesso no mercado de trabalho”, avaliou o vice-prefeito Jorge Gomes.

Foto: Rafael Lima / PMC

Foto: Rafael Lima / PMC

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>