Caruaru-PE: Alunas do programa “Mulheres Mil” montam stand de confeitaria na Semana Santa

Durante as comemorações da Semana Santa, em Caruaru, as participantes do curso de confeitaria do programa “Mulheres Mil” terão a primeira experiência comercial após a capacitação. De quarta-feira a domingo, no período da noite, acompanhando a programação do “Caruaru, Parada Obrigatória”, a Estação Ferroviária receberá um stand com doces, salgados, bolos, sanduíches e outros quitutes, todos preparados pelas alunas do projeto.

A capacitação em confeitaria teve início em dezembro de 2013, onde 25 mulheres participam, mas o grupo será representado por oito alunas na montagem do stand, que marca a conclusão das aulas desta turma. Com o curso, as mulheres puderam aprender não apenas as técnicas da profissão, mas, também, adquiriram conhecimentos sobre gênero, violência contra a mulher, cidadania e saúde sexual e reprodutiva na perspectiva do empoderamento social. Cada etapa do programa do Governo Federal atinge 100 mulheres, divididas em cursos diversos, realizados ao longo do ano.

Aulas de matemática, informática e português também foram ministradas. A participação no curso garantiu a muitas delas o retorno às salas de aula. No período da capacitação, elas estiveram matriculadas no IFPE e receberam auxílio no valor de R$ 100 para custear os gastos com transporte e alimentação. Na amanhã desta quarta-feira (16), foi promovida uma última formação em microcrédito, ministrada pelo diretor de Microcrédito da gestão municipal, Zélio Ribeiro, com o objetivo de ampliar as noções sobre empreendedorismo, administração, capital de giro entre outros temas do mundo do trabalho.

Os resultados na busca por autonomia econômica, tema da campanha anual da Secretaria da Mulher e de Direitos Humanos, já são aparentes, como relata a aluna Fátima Oliveira. “O curso me incentivou para que eu abrisse meu próprio negócio. No decorrer das aulas, eu me interessei mais pela profissão e consegui abrir minha própria lanchonete, com as receitas que eu aprendi no “Mulheres Mil”. A oportunidade do stand é muito importante, pois terei uma nova experiência, desta vez, com o público de festas de rua. Achei maravilhoso!”, enfatizou.

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) são parceiros na execução  do programa do Governo Federal.  Na primeira etapa do programa, o curso de Corte e Costura capacitou 77 mulheres para atuarem no segmento têxtil.

749-360-37925831

TV Replay, o que é bom se repete!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>