Caruaru-PE: ACACE – Associação Caruaruense de Cegos, beneficia a toda sociedade

A Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, foi um sonho em que um grupo pequeno, em 2000, começou a criar a ideia e colocar em prática. Existe a Associação Pernambucana de Cegos – APEC, que localiza-se em Recife-PE, que abrange todo o Estado, onde os presidentes e diretores mais experientes acataram a ideia junto com a ACACE de implantar uma associação no interior, com o objetivo de abranger a área do agreste setentrional. E servindo como modelo o estatuto da APEC para a criação da ACACE com suas próprias regras e regimentos no período de 4 anos.

A ACACE foi criada com o intuito de gerar oportunidades para as pessoas deficientes visuais, através da inclusão no mercado de trabalho, esportes, cultura e cursos profissionalizantes, além de projetos futuros como a criação de ginásio de esportes, salões de festas, não só para o seguimento dos cegos, mas para toda comunidade.

Em 2013, começou a funcionar com sede oficial no bairro Jardim Panorama. Conversamos com o presidente atual, Sivonaldo Teodoro, ele que tem planos e projetos tanto para a ACACE como para toda comunidade, como cursos de culinária e informática; porém surge a necessidade de melhoria na estrutura da associação, para que os projetos possam acontecer. Segundo Informações colhidas com o presidente, a sensação é de orgulho, pois é possível observar o reconhecimento do trabalho realizado, e hoje é bem mais prático porque o setor público já tem outra visão em relação à Associação, servindo assim como um apoio.

Existe um projeto para ser aprovado, que será a construção de uma praça com o nome de Luis Braille, o inventor do Braille, que é a letra que alfabetiza o cego, uma letra em alto relevo. Portanto, de forma gradativa os projetos vão acontecendo e melhorando o acesso e consequentemente a qualidade de vida de todos.


ACACE ACACE .

PRESIDENTE DA ACACE

Tv Replay, o que é bom se repete!

IMG-20150313-WA0000

Reportagem: Pedro Neto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>