A carta de despedida de Dom Dino

O Bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, concedeu entrevista na manhã de hoje sobre a mudança no comando da Diocese da cidade. Ele fica até o dia 21 de setembro, quando vai ceder a vaga para Dom José Ruy Gonçalves Lopes, que foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a função. Segue abaixo a íntegra do texto enviado pelo Bispo para a Diocese.

6ec314de-3ee1-4283-bf23-e93be298f7eb

Comunicado para a Diocese de Caruaru

Alegre na esperança, com o compromisso de lançar as redes para as águas mais profundas do coração humano e assim entrar em diálogo com todas as pessoas que o amor de Deus me permitir de encontrar, iniciei a minha missão evangelizadora na Diocese de Caruaru no dia 12 de janeiro de 2003.

Hoje, depois de 16 anos e 06 meses de serviço a esta Igreja, o Santo Padre o Papa Francisco escolheu o meu Sucessor na pessoa de Dom José Ruy Gonçalves Lopes, até então Bispo da Diocese de Jequié, na Bahia.

“De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt. 10, 8): com estas palavras de Jesus quero expressar os sentimentos de gratidão a Deus. Quando São João Paulo II me confiou a Diocese de Caruaru não tinha projetos pastorais especiais, a não ser o compromisso de colocar em prática o Evangelho em comunhão com toda a Igreja. Visitando as Paróquias, Pastorais, Movimentos e Comunidades e partilhando um pouco da minha experiência adquirida nas terras nordestinas, caminhei junto com o povo generoso, alegre e comunicativo do Agreste Pernambucano. Aproximei-me dos desafios enfrentados pelas famílias e pelos jovens, sofri com os marginalizados da sociedade, participei das alegrias e esperanças do nosso povo. Estive presente nas manifestações da religiosidade popular dos nordestinos. Colaborei com as Autoridades constituídas.

De graça recebi: encerrando a minha missão como Bispo Diocesano, quero continuar no propósito de dar de graça: isso significa, sem as responsabilidades da administração, ter sempre o coração voltado para quem precisar de mim como irmão e amigo, sobretudo como sacerdote. Vou morar em Caruaru, mas estarei aberto às necessidades da Igreja.

O novo Bispo começará oficialmente a missão na Diocese de Caruaru no dia 21 de setembro, mas desde já ele está presente na nossa vida e nas nossas orações! A Diocese olhará para o Bispo como o Sucessor dos Apóstolos, o enviado do Papa Francisco, aquele que sempre nos confirma na nossa fé em Jesus, o Bom Pastor!

Caruaru, 10 de julho de 2019

image-68

Dom Bernardino Marchió

Bispo de Caruaru

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>