Agrestina-PE: Cidades do agreste representam suas culturas no evento “Recife Antigo de Coração”

No último domingo (26), uma grande festa tomou conta do evento “Recife Antigo de Coração” durante a participação das cidades de Agrestina, Lagoa dos Gatos e Panelas, onde cada um dos municípios expôs em estandes as suas potencialidades locais. No evento, estiveram presentes os secretários de Turismo da cidade do Recife, Camilo Simões, e do estado de Pernambuco, Felipe Carreras.

Na ocasião, Carreras afirmou que o Governo do Estado apoiará o projeto “Rota 104″, apresentado oficialmente no domingo. Após um dia inteiro de atrações culturais, distribuição de folders informativos e comercialização de peças de artesanato e destaques da gastronomia, o saldo foi mais que positivo.

hj 28.07.15

A participação da cidade de Agrestina foi caracterizada por conter muita música e dança, onde foram apresentadas a Mazuca, hip hop, capoeira e danças populares. Os atores Ednilson Leite e Francisco Chicão encenaram esquetes de teatro humorístico, incluindo o público como ciclistas e transeuntes que foram conferir o evento “Recife Antigo de Coração”.

Além disso, estiveram vendendo os deliciosos alfenins; o doce de leite caseiro e as castanhas produzidas por membros da comunidade quilombola de Pé-de-serra dos Mendes. 

hj 28.07.15 12

hj 28.07.15 18hj 28.07.15 20Eliaquim Antônio foi um dos artesãos responsáveis pelas belas talhas em madeira que tornou a exposição das peças ainda mais prestigiada, já que muitos queriam conhecer o artista pessoalmente.

hj 28.07.15 22 hj 28.07.15 07

O artesanato ainda foi representado pelos chocalhos produzidos na Vila de Santa Tereza. As peças são feitas através de trabalhos manuais, artes plásticas e em tamanho natural feitas a partir da reciclagem de ferragens.

hj 28.07.15 05

hj 28.07.15 06“Toda a equipe se esforçou muito para apresentar a cidade com todas as potencialidades que ela tem e é muito bom ter conseguido atingir o objetivo” – disse o secretário de Cultura e Turismo da Agrestina, Josenildo Santos.

hj 28.07.15 21Josenildo comemorou também o fato de o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, ter afirmado que estará presente na reunião que decidirá a forma como o Governo do Estado irá colaborar com o desenvolvimento da “Rota 104″.

“Foi ótimo, porque nem precisamos ir em busca dele. Isso só mostra que o projeto tem tudo para dar certo.” – analisou Josenildo.

hj 28.07.15 08Lagoa dos Gatos levou ao Bairro do São José o forró pé-de-serra, os bacamarteiros, o suco de coco, as artes manuais desenvolvidas pelas Negras de Fibra, a xilogravura de Ricardo Pessoa, entre outros.

Enquanto isso, a cidade de Panelas reverenciou o tradicionalismo dos violeiros, com Oliveira de Panelas e a deliciosa rapadura dos engenhos locais. O artesanato foi representados pelas peças em tapeçaria, bordado e pintura em tecido.

hj 28.07.15 10A Rota 104 propõe se tornar uma rota turística completa com opções de transporte, hospedagem, alimentação, serviço de atendimento ao turista, lazer e compras. Idealizado pelo município de Agrestina, o projeto surgiu através do desejo comum dos municípios cortados, ou margeados pela BR-104, para ofertar aos transeuntes todas as riquezas naturais, culturais e gastronômicas presentes nessa região do Estado.

A intenção é mostrar aos visitantes que durante todo o ano, os municípios possuem atrativos que vão de reservas ambientais a prédios históricos. A iniciativa partiu das Secretarias de Turismo de cada cidade, com a chancela da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e da Prefeitura do Recife.

hj 28.07.15 09 hj 28.07.15 04 hj 28.07.15 17 hj 28.07.15 03 hj 28.07.15 16Texto: Decom
Fotos: Adriano Monteiro

TV REPLAY, O QUE É BOM SE REPETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>