Torcidas Organizadas caminham juntas pela paz, em solidariedade a Lucas

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

A mídia e alguns setores da sociedade sempre tentam demonizar as Torcidas Organizadas, expondo-as de forma sensacionalista, o que faz reforçar estigmas que alimentam a violência. Torcida Organizada não é só o que a mídia corporativista mostra, nem é só o que alguns componentes fazem quando se envolvem em casos de violência.

Uma prova disso foi o que aconteceu neste sábado, dia 23/02/2013. Integrantes da 3 torcidas da capital (Inferno, Jovem e Fanáutico) estiveram numa caminhada pela paz, em solidariedade ao torcedor do Náutico, Lucas Lyra, baleado pelo segurança de uma empresa de ônibus. A caminhada contou também com a presença de muitas pessoas comuns, que não são integrantes de nenhuma Organizada. Cerca de 350 pessoas participaram, no total. 

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

Haviam rumores de que a caminhada não ira dar certo, pois poderia acabar em confusão, mas tudo transcorreu bem. Com faixas e cânticos de paz, os torcedores saíram da praça Marciel Pinheiros, seguiram pela Boa Vista e terminaram no Hospital da Restauração, onde foi feita uma grande oração para o Lucas.

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

Foto: Guga Matos/Jc Imagens)

Este ato mostrou o que muita gente já sabe, mas nunca vemos nas matérias de jornal: a maioria dos torcedores é da paz. Aos estádios de futebol vão milhões de pessoas por ano. Apenas uma minoria ridícula causa problemas. Cerca de 12 torcedores morrem por ano, vítimas das guerras entre torcidas, no Brasil. 

Nós não queremos que ninguém morra, mas o álcool mata mais pessoas e causa mais problemas de violência do que TODAS as torcidas organizadas do planeta juntas.

Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, entre 2006 e 2010, cerca de 40,6 mil pessoas morreram devido o uso de substâncias psicoativas. O consumo de álcool aparece na PRIMEIRA colocação entre as causas, sendo responsável por 85% dessas mortes.

Porque a mídia e as pessoas que são contra a violência não fazem campanha pelo fechamento das fábricas de cerveja, cachaça, vinho, whisky etc? Não seria hipocrisia só querer fechar as Torcidas Organizadas?
A mesma mídia que detona as Organizadas faz propaganda intensivando o consumo de álcool, e não está nem ai se milhares de pessoas estão morrendo por causa dessa droga.

 

2 ideias sobre “Torcidas Organizadas caminham juntas pela paz, em solidariedade a Lucas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>